Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 29/06/2009 20h00, última modificação 24/06/2021 09h56
Extraordinária
Dando continuidade à sessão plenária extraordinária, na tarde desta segunda-feira (29), os vereadores analisaram e discutiram questões sobre a mobilidade urbana, educação, saúde,  investimentos e prioridade de gastos. Os temas abordados fazem parte das emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada em primeiro turno.

Mobilidade
Maiores discussões e investimentos acerca da mobilidade urbana foram sugeridos pela Professora Josete (PT), que questionou sobre a implantação do metrô e de ciclovias. Na opinião da parlamentar, o ideal seria a utilização efetiva de ciclovias como meio de locomoção e não apenas para prática do esporte nos parques da cidade. Também defendeu programas que priorizem crianças e adolescentes.

Ciclovia
Da mesma opinião compartilhou o vereador Jonny Stica (PT), informando que a utilização da bicicleta, além de não poluir, possui custo ínfimo se comparado ao benefício à população e trânsito. “O metro linear de uma ciclovia custa em média R$ 270.” Com relação ao metrô, Stica se mostrou confiante. “Acredito que o projeto e viabilidade econômica estão em andamento, sendo possível implantá-lo-lo com sucesso até 2014.”

Sugestão
A fim de diminuir o congestionamento nas grandes cidades, o vereador Paulo Frote (PSDB) acredita que, ao invés de incentivar a compra de automóveis com a diminuição de IPI, o governo deveria isentar tributos do transporte coletivo, por exemplo.

Superfície
Algaci Tulio (PMDB), preocupado com o impacto ambiental gerado com  as escavações, sugeriu implantação do metrô de superfície. O parlamentar, lamentou, ainda, a falta de profissionais especializados na Unidade de Saúde do Uberaba. “Desde sexta-feira, não há médico e mais de 100 pessoas estão aguardando para serem atendidas.”

Audiências
Apesar dos avanços nas audiências públicas, o vereador Roberto Hinça (PDT) vê a necessidade de explicar à população o que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Hinça avalia que falta participação da comunidade nas reuniões. “Os locais ficam lotados, mas as manifestações são poucas”, disse, comentando que ao final das reuniões é que os presentes vão conversar com os parlamentares.

Participações
A presença do pastor de Cascavel Fernando de Albuquerque e da dupla Denian e Dianini, conhecida como “Os gauchinhos de Deus”, foi anunciada pela vereadora Mara Lima (PSDB). Também acompanharam a sessão o deputado estadual de Roraima Elizeu Alves (PR) e o pastor Daner Trindade, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Ainda, Alcir Getúlio Pires, que foi vice-presidente do Coritiba Football Clube.