Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 30/03/2009 19h10, última modificação 23/06/2021 09h46
Defesa
O diretor de Defesa Corporativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Márcio Rodrigues, esteve na sessão desta segunda-feira (30) para falar sobre o recurso extraordinário que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em jornalismo como requisito para o exercício da profissão, que entrará na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (1º de abril).

Convite
Rodrigues acatou convite dos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB) e Mario Celso Cunha (PSB), interessados em atender as legítimas reivindicações da categoria.

Ato público
Às 11 horas desta terça-feira (31), haverá ato público na Boca Maldita, segundo o diretor. Todos os vereadores foram convidados a participar. A exigência do diploma é uma conquista histórica atrelada à profissão, como a conquista da democracia, avalia Rodrigues.

Só com diploma
O movimento “Jornalista só com diploma” tem dados de enquete nacional, indicando 74,3% de votos favoráveis à manutenção do diploma no exercício da profissão.

Ameaça
“O diploma de jornalismo não ameaça a liberdade de expressão”, conforme Rodrigues. “É, sim, uma garantia e um compromisso com a informação livre e plural.”

Congratulações
Os 80 anos do jornalista esportivo Nelson Comel, sendo 62 na profissão, foram comemorados com homenagem na Câmara de Curitiba, nesta segunda-feira (30). A iniciativa foi do líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), juntamente com Tico Kuzma (PSB) e Julieta Reis (DEM). (com foto)

Peladeiro
Comel é um dos responsáveis pelo conhecido Campeonato Peladeiro, que é realizado em Curitiba há 39 anos. A premiação reúne jogadores, jornalistas e autoridades em um grande jantar. Comel agradeceu o incentivo profissional de muitos vereadores e brincou dizendo que não envelhece porque continua atuando como jornalista.

Pesar
O falecimento do cinegrafista Christian Chasco, da RPC, aos 49 anos, foi lamentado pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). Chasco foi cinegrafista de Mario Celso, quando este apresentava programa esportivo na emissora.

Visita
O vereador Jair Barbosa (PSDB), de Mandirituba, esteve em visita à Casa e foi recebido pelo dirigente da Mesa, Tito Zeglin (PDT). Foi saudado também pelos vereadores Celso Torquato (PSDB), Aladim Luciano (PV) e Sabino Picolo (DEM).

Conselho
Diretrizes e condições de funcionamento para o futuro Conselho Municipal de Inclusão Digital, que fazem parte de projeto de lei proposto pelo vereador Pedro Paulo (PT), serão melhor estudadas, talvez com inclusão de emendas.

Sessões
A matéria deverá retornar a plenário daqui a cinco sessões, segundo anúncio feito pelo líder da situação na Casa, Mario Celso Cunha (PSB), depois de acordo entre bancadas.

Crise  
“O desmando com origem em empresas e setores bancários internacionais” é, segundo a vereadora petista Professora Josete, o fator principal da atual crise, considerada a maior da história depois da de 1929.

Londrina
A vitória do PDT na disputa pela  prefeitura de Londrina, neste domingo (29), foi comentada em plenário pelo vereador Juliano Borghetti (PP). O parlamentar fez elogios a Barbosa Neto, eleito com 54,12% dos votos. Também lembrou que Antônio Belinati, deputado estadual que representa a cidade e havia vencido as eleições de outubro, tendo, porém, a candidatura cassada pelo TSE, é um grande líder político, com 11 mandatos no Estado.

Vida I
Registro  feito pelo vereador  João do Suco (PSDB) informou sobre a presença de mais de cinco mil pessoas ao ato público pela Defesa da Vida e Contra o Aborto, realizado em São Paulo, na Praça da Sé, no último sábado (28).

Vida II
O parlamentar integra o movimento nacional que tenta impedir a aprovação de  projeto de lei para oficializar o aborto no País. Esteve neste encontro representando a cidade.

Aniversário
A passagem dos 87 anos de fundação do  Partido   Popular  Socialista    (PPS), no dia 25 deste mês,  foi comentada pela vereadora da bancada Renata Bueno. A parlamentar ressaltou o trabalho político partidário da legenda e ainda mencionou que a primeira legisladora eleita em Curitiba, em 1947, pelo PPS, foi Maria Olimpia Carneiro.