Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 04/03/2009 20h25, última modificação 23/06/2021 08h18
Segurança
O tema escolhido pela CNBB para a Campanha  da Fraternidade deste ano, “A paz é fruto da justiça”, dentro da campanha “Fraternidade e segurança pública”, foi elogiada pelo vereador Pedro Paulo (PT), durante a sessão plenária desta quarta-feira (4). Na Câmara de Curitiba, outros vereadores já se manifestaram, considerando o assunto oportuno pela realidade vivida. Pedro Paulo sugere a realização de debates na Casa.

Lixo
A indefinição sobre a permanência do aterro sanitário da Caximba para receber o lixo de Curitiba e região metropolitana está preocupando o vereador Pedro Paulo. O parlamentar quer debater a questão na Casa e pede soluções urgentes. “Já estamos no limite”, considerou.

Metrô
Pedro Paulo destacou que, para a implantação do metrô em Curitiba, anunciada nesta semana pelo prefeito, parte dos recursos deve ser enviada pelo governo federal. O vereador disse ser fundamental a concretização de parceria entre a prefeitura, o governo do Estado e governo federal.

Imagem
Para o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB),  “é preciso ter muito cuidado com a generalização feita em torno da imagem dos políticos.”  A afirmação rebateu informações sobre a conduta do colega professor Galdino (PV) no episódio dos estudantes, nesta terça-feira (3). Cunha considera Galdino  “ético”.

Presenças
Registraram presença na  sessão plenária desta quarta-feira (4) os representantes da Câmara de Campo Mourão, vereador pelo PPS Sidney Jardim  e  Odali Ribeiro, secretário do PSC.
Alaor Luiz, da Associação de Moradores da Fazendinha, também acompanhou os trabalhos.

Valorização
O líder do PSDB,  Serginho do Posto,  foi sensível à “oposição criteriosa e responsável”, feita pelo vereador Algaci Túlio (PMDB). Concordou sobre a necessidade de valorização do Legislativo municipal “ao oportunizar  discussões sobre os assuntos da cidade.”

Isenções
Serginho do Posto, que participa da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa,  fez um alerta sobre projetos de lei  que sugerem  alterações ou implantações de equipamentos no mobiliário do transporte coletivo,  ponderando que tais medidas  podem resultar em impacto na tarifa. Lembrou, também,  que o edital de licitação deverá possibilitar melhoria do serviço.  As isenções, entretanto,  devem ser inibidas na sua opinião, pois oneram ainda mais  todo o sistema.  

Réplica I
A adoção do sistema de réplica e tréplica em debates da Câmara de Curitiba poderá fazer parte do Regimento Interno. A sugestão trazida à Casa pelo ex-deputado estadual e agora vereador Algaci Túlio (PMDB) poderá ser acatada, segundo o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), nos estudos de  revisão  do documento.

Réplica II
A sugestão, conforme Túlio, tem como objetivo aprofundar futuras discussões sobre problemas do dia-a-dia da cidade.