Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2009 19h40, última modificação 23/06/2021 09h18
Mãe Curitibana
O vice-prefeito e secretário de Saúde de Curitiba, Luciano Ducci, foi homenageado na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (18), pelos 10 anos de sucesso do programa Mãe Curitibana. A iniciativa foi do vereador Paulo Frote  (PSDB), com o apoio de diversos vereadores.

Exemplo
Frote ressaltou que o programa já foi copiado por prefeituras das cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Em Curitiba, cerca de 166 mil mulheres já foram atendidas, fazendo com que a taxa de adolescentes grávidas seja a menor do Brasil, com 14%.

Segurança
Fraternidade e Segurança Pública foi o tema da tribuna livre desta semana, trazido para debate pelos vereadores Pedro Paulo (PT) e Tito Zeglin (PDT). Célia Maria Santana, da CNBB, e Elizete Sant’Ana de Oliveira, da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba, discorreram sobre a campanha da fraternidade deste ano.

Retrospectiva
Alguns temas da campanha da fraternidade enfocaram, especialmente, a realidade brasileira. Em 1974, o tema foi “Fraternidade e vida”. Em 1983, “Fraternidade e violência”; 1995, “Fraternidade e os excluídos”; 1996, “A Fraternidade e a Política” e, em 1997, “A Fraternidade e os encarcerados”.

Apartes
Os líderes de bancadas partidárias puderam comentar o tema. Os vereadores Pastor Valdemir Soares (PRB), Caíque Ferrante (PRP), Juliano Borghetti (PP), Algaci Túlio (PMDB), Julieta Reis (DEM), Roberto Aciolli (PV), Mara Lima (PSDB), Professora Josete (PT) e Mario Celso Cunha (PSB) tiveram oportunidade de opinar e sugerir.

Estímulo
Para o vereador Algaci Túlio (PMDB), a Igreja Católica está muito fechada frente aos avanços da Igreja Evangélica. Estímulos e incentivos foram a alternativa encontrada para atrair fiéis. Juliano Borghetti (PP) também acredita que o catolicismo perdeu espaço no País.

Drogas
A exemplo do que acompanha na televisão, Roberto Aciolli (PV) informou que a grande maioria dos crimes está ligada ao tráfico de drogas e ao comércio de drogas para sustentar o próprio vício.

Dificuldade
Evangélica, a vereadora Mara Lima (PSDB) ressaltou a importância das atividades da Igreja em prol da comunidade. Ações sociais dificultam o ingresso dos indivíduos na violência e seus desdobramentos.

Empenho
Empenhado nas questões da campanha da fraternidade, o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), foi cumprimentado por Beto Richa, que se colocou à disposição do bispo Dom Moacyr Vitti.

Pastoral
De acordo com o líder, pesquisas nacionais apontam necessidade de aprimorar a segurança pública, rever o Código Penal e o aumento das penas aos presos. Também sugeriu a visita periódica do Ministério Público aos presídios e a criação da Pastoral da Segurança Pública, pela CNBB.

Seminário
A Câmara de Curitiba deverá sediar seminário sobre os desafios da violência, no dia 15 de maio. Elizete Sant’Ana de Oliveira adiantou o evento aos vereadores e convidou os parlamentares.