Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 25/03/2009 19h25, última modificação 23/06/2021 09h28
Emendas
Terminou nesta quarta-feira (25) o período para inclusão de emendas à mensagem do prefeito Beto Richa que pede liberação de crédito adicional para investir na Rede Integrada de Transportes.

Crédito
O crédito será de grande importância para o desenvolvimento da cidade nesta área, que tem previstas obras de reforma em terminais e estações-tubo, além de investimentos na área ambiental e ampliação da rede integrada.

Vale
A troca das marmitas pelo vale-alimentação no valor de R$ 6 diários aos servidores públicos municipais foi considerada um avanço pelos parlamentares. No plenário da Câmara, a mensagem do prefeito foi aprovada em segundo turno e entra em vigor no dia 1º de abril.

Irmã
Foi confirmada a irmandade entre as cidades de Curitiba e Jacksonville, no estado da Flórida, Estados Unidos. O projeto de lei, encaminhado pelo prefeito Beto Richa e aprovado em segundo turno pela Casa, vai proporcionar a troca de experiências nas áreas socioeconômica e de expansão de negócios.

Silêncio
A totalidade dos parlamentares em plenário prestou homenagem póstuma ao ex-vereador e deputado estadual Horácio Rodrigues Sobrinho, que faleceu no final de semana.

Trajetória
Os vereadores Tito Zeglin (PDT), Mario Celso Cunha (PSB), Jairo Marcelino (PDT) e Algaci Túlio (PMDB) falaram a respeito da trajetória política de Rodrigues no Legislativo curitibano e sua conduta na Assembleia Legislativa do Paraná.

Missa
Jairo Marcelino anunciou a realização da missa de sétimo dia, que será no próximo sábado (28), na Igreja de Santa Cândida, a partir das 18h30. Horácio Rodrigues foi presidente da Câmara de Curitiba por diversas vezes e recebeu, além do respeito, a admiração de grande parte dos servidores.

Blocos
Quatro blocos de informação fizeram parte da explanação feita pelo reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, na tarde desta quarta-feira, durante a tribuna livre. A mais antiga universidade do País conta atualmente com 32 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.

Espaço
O espaço público da tribuna livre é destinado ao uso de informações ou debate de questões da comunidade, levadas por parlamentares, todas as quartas-feiras, durante o grande expediente.

Cidade
A Universidade Federal do Paraná exerce profunda influência no desenvolvimento da cidade através de parcerias entre o estabelecimento de ensino e a municipalidade.

Exemplos
Abrange também outras localidades. O desenvolvimento sustentável de Guaraqueçaba, Tunas e Vale do Ribeira e o Projeto Rondon são exemplos da contribuição valiosa da universidade a toda sociedade.

Pauta
A pauta ampla de assuntos como interlocutora de temas sociais foi um dos temas abordados pelo reitor, cuja preocupação demonstrada atinge a inclusão social e a excelência acadêmica.

Bolsas
Bolsas para alunos de comprovada fragilidade econômica, 3.425 ao todo; moradia estudantil, restaurante universitário e monitoria são alguns dos programas propostos pela universidade para atender carências estudantis.

Presenças
José Sória Arrabal, diretor-geral da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, foi um dos presentes à sessão plenária desta quarta, para ouvir o reitor Akel. Elenice Novak, pró-reitora de Extensão e Cultura, e Ieda Amarante, diretora-geral do Hospital de Clínicas, também acompanharam.

Cidade
Caíque Ferrante (PRP) parabenizou a iniciativa do reitor, preocupado com a ocupação urbana e com o máximo que a UFPR pode oferecer ao cidadão curitibano. “É muito bom fazer com que a cidade seja ainda melhor para se viver”, afirmou.

Aproveitamento
O aproveitamento da capacidade técnica e intelectual da universidade em maior escala pelos poderes públicos foi sugerido pelo vereador Algaci Túlio (PMDB). Na opinião do parlamentar, “o envolvimento com a municipalidade passa por uma nova forma de trabalho na Câmara de Curitiba, aprofundando estudo sobre a cidade, visando prepará-la para o futuro, com a ajuda do corpo técnico e acadêmico da unidade.”

Urbanismo
Uma das formas seria o aproveitamento de acadêmicos na Comissão de Urbanismo, sugestão que foi acatada pelo reitor.

Trote
A adoção do trote cidadão foi destacada pelo reitor. Segundo ele, a ideia é despertar o senso de cidadania em calouros e veteranos, por meio atividades como pinturas em muros de escolas públicas e participação em projetos educativos e sociais.

Emendas
Outro tema abordado foi a importância das emendas destinadas pelos vereadores para melhorias na infraestrutura e acervo da universidade. Zaki Akel sugeriu que os parlamentares participem das atividades e visitem o Hospital de Clínicas, referência médica do sul do País.

Símbolo
O vereador Pedro Paulo (PT) ressaltou a UFPR como símbolo da cidade. Questionou Akel sobre o baixo número em relação às cotas para alunos da escola pública. Pediu, também, enfrentamento e militância da universidade com movimentos sociais, ao mesmo tempo em que elogiou os cursinhos preparatórios.

Referência
Para o líder tucano Serginho do Posto, a presença dos representantes da UFPR enriqueceu o plenário no entendimento sobre os projetos realizados pela primeira universidade do Brasil. Falou, ainda, sobre a referência em transplantes do Hospital de Clínicas.  

Opção
O convívio rotariano com Naim Akel, pai do reitor, foi lembrado pelo vereador Zé Maria (PPS), que falou sobre opções para trotes. Disse que na sua época, em Maringá, optou-se pela arrecadação de recursos para  asilos. “Os maus exemplos de outros tipos de trotes atentam a dignidade humana e ferem a cidadania”, criticou.

Cotas
A referência de ensino, que deve ser preservada e respeitada, foi citada pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que é pessoalmente contrário às cotas, opinando que fundamental é o preparo para o ingresso na universidade.

Programa
Akel informou ao plenário que a UFPR implantará neste ano o Programa Reúne, de alcance nacional, e uma nova unidade em Foz do Iguaçu, que vai ofertar mais 10 mil vagas para alunos brasileiros e latino-americanos.

Tecnologia
O reitor ainda se referiu ao Instituto Federal do Paraná, cujo pró-reitor, Alípio Leal, ex-vereador, ampliará o espaço do estudo técnico e científico. Mais tarde serão nove unidades.

Imediato
De imediato, serão 6 mil vagas, que significam um salto quantitativo na qualidade do estudo especializado, abrindo oportunidade para a atração de empresas internacionais para Curitiba. Essa importante ajuda vai transformar o Paraná num Estado pujante em tecnologia.

130 anos
O primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), cumprimentou a passagem, nesta data, dos 130 anos de imigração da comunidade árabe. Como representantes, acompanharam a sessão Radwan Raad, presidente da Sociedade Beneficente Mulçumana do Paraná, e o vice-presidente, Jama Dumari. Também esteve presente Ibramim Nasri Youssef, da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

Obras I
A inauguração do Posto Avançado da Defesa Social do Parque Bacacheri, nesta tarde, foi comentada pelo vereador Jair Cézar (PSDB) em plenário. Na sexta-feira (27), deve ser inaugurado o Posto Avançado da Defesa Social Guarda Municipal Israel Aquino Pimentel, na Avenida Brasília. O anúncio foi feito pelo vereador Tico Kuzma (PSB), autor do projeto que nomeia o posto.

Obras II
Líder do PSDB, o vereador Serginho do Posto comemorou a inauguração do primeiro modelo de Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) de Curitiba. O lançamento foi realizado nesta quarta-feira e contou também com a presença dos vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB), Julieta Reis (DEM) e Mara Lima (PSDB), que falou em nome da Casa.

Homofobia
Baseada na rejeição da declaração de utilidade pública à entidade voltada aos eventos para homossexuais, a vereadora Professora Josete (PT) ressaltou a necessidade de políticas públicas dirigidas à homofobia. Caso contrário, de acordo com a parlamentar, a única alternativa é ser profissional do sexo.

Assistencialismo
O caráter “previdenciário” do programa Bolsa Família foi destacado pelo vereador Serginho do Posto (PSDB). O líder do partido reconheceu os avanços do governo federal, mas lamentou programas sociais como o citado, “que deveriam ser apenas emergenciais e tornaram-se permanentes.”