Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 17/03/2009 19h30, última modificação 23/06/2021 09h05

Idosos
A votação de dois projetos de lei que alteram de 65 para 60 anos a idade daqueles que seriam considerados idosos pela legislação, ambos de autoria do primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tito Zeglin (PDT), gerou longo debate no plenário, nesta terça-feira (17).

Bom senso
Entre os argumentos, os parlamentares consideraram que o bom senso deveria prevalecer no momento de ceder vez ou lugar ao idoso, deficiente ou gestante. O vereador Emerson Prado (PSDB) completou que, além do bom senso e da legislação, há o Estatuto do Idoso, que também defende a ideia.

Prioridade
O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), informou que, nos Estados Unidos, todos os deficientes têm prioridade. Citou como exemplo os parques da Disney, em Orlando, onde não há fila quando se trata de portadores de necessidades especiais.

Informação
Conforme o Regimento Interno da Casa, todas as terças-feiras o plenário vota pedidos de informação dos vereadores. Para evitar abusos, o vereador Mario Celso Cunha (PSB) pediu que sejam aprovados pela bancada de apoio somente os pedidos saudáveis para Curitiba. “Os políticos serão derrubados”, disse.

Transparência
O líder garantiu que todos os pedidos de informação aprovados serão respondidos e serão acessíveis a quem interessar. “A prefeitura de Curitiba prioriza a transparência.”

Oposição
Líder da oposição, a vereadora Noemia Rocha (PMDB) afirmou que a bancada não é contra a gestão de Beto Richa, mas, sim, a favor de Curitiba. Do mesmo partido, Algaci Túlio destacou que o processo é legítimo em qualquer parlamento do mundo. “Suspeita de fraude tem em tudo quanto é governo”, disse.

Sugestão
A exemplo de São Paulo, Mario Celso Cunha (PSB) defendeu a criação de um Tribunal de Contas Municipal. Disse, ainda, que ex-vereadores seriam fortes candidatos a integrarem o quadro, uma vez que possuem experiência e conhecem bem o andamento público e a cidade.

Presença
A presença do vereador de Balsa Nova Marcos Durau foi anunciado pelo vereador Zé Maria (PPS), durante a sessão desta terça.

Pesar
A morte do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) foi anunciada em plenário pelo vereador Mario Celso (PSB). O parlamentar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a manhã de segunda-feira (16), quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Clodovil já havia sofrido outro AVC em 2007.

Tribuna livre
A Câmara retoma as tribunas livres na tarde desta quarta-feira (18) com o tema Campanha da Fraternidade. A informação foi do líder Mario Celso. Ao término da sessão, Tito Zeglin informou também a presença do vice-prefeito, Luciano Ducci, na sessão.

Trens
A necessidade do desvio ferroviário de Curitiba foi defendida pelo vereador Caíque Ferrante (PRP), para melhor aproveitamento do espaço urbano visando a construção de ciclovias até unidades residenciais. Também comentou sobre a poluição sonora.