Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/02/2009 19h20, última modificação 23/06/2021 07h32
Comissão
A criação de uma comissão especial para tratar de assuntos relacionados à Copa do Mundo de 2014 foi anunciada durante sessão plenária, na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara de Curitiba. A comissão será presidida pelo líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB).

Integrantes
Aprovada por unanimidade, a comissão tem como relator o petista e quarto-secretário da Casa, vereador Pedro Paulo. São integrantes os vereadores Juliano Borghetti (PP), Aladim Luciano (PV), Renata Bueno (PPS), Julião Sobota (PSC) e Algaci Tulio (PMDB). Todos ligados ao esporte.

Partidários
Representando os partidos PDT e PSDB, os vereadores Roberto Hinça e Omar Sabbag Filho, respectivamente, também integram a comissão. Foram escolhidos pelos líderes das bancadas durante a sessão plenária.

Sugestão
Trabalho conjunto entre a comissão especial temporária e a permanente de Urbanismo foi sugerida pelo vereador Jonny Stica (PT). O parlamentar afirmou que o tema da Copa de 2014 será uma das prioridades do grupo, que pretende contribuir com relação ao impacto urbano e ambiental que Curitiba estará sujeita, caso seja escolhida como uma das sub-sedes.

Acessibilidade
Em seu primeiro pronunciamento oficial, o vereador Francisco Garcez (PSDB) defendeu, na tribuna da Casa, a acessibilidade a todos. Na opinião do parlamentar, “é preciso garanti-la não somente aos portadores de necessidades especiais, mas para toda população.” Da mesma opinião compartilhou o vereador reeleito Zé Maria (PPS), que vem trabalhando em prol dos deficientes desde sua primeira legislatura.

Independência
O vereador Julião Sobota (PSC), anunciou, na tribuna da Casa, que não pertence ao bloco de situação, nem de oposição. Sobota declarou ser independente, votando de acordo com os interesses da população.

Oposição
A vereadora Noemia Rocha (PMDB), escolhida para conduzir a liderança do bloco de oposição, ocupou a tribuna da Casa para informar a primeira ação do grupo. Segundo a parlamentar, foi elaborada uma carta com o posicionamento contrário ao aumento da tarifa do transporte coletivo. Também contém questionamentos sobre as denúncias feitas pelo Tribunal de Contas de irregularidades nas receitas.

Discussões
“Curitiba tem que pensar metropolitanamente.” A afirmação é do vereador Pedro Paulo (PT), que sugeriu discussões com os municípios da região metropolitana sobre diversos setores. Entre eles, transporte coletivo, segurança, saneamento e saúde. O parlamentar disse, ainda, que “a integração, fiscalização é obrigação de todos e não apenas da oposição.”