Nesta terça, Câmara de Curitiba aprova outros quatro projetos de lei

por Assessoria Comunicação publicado 12/04/2016 14h20, última modificação 06/10/2021 08h46
Na sessão desta terça-feira (12), a Câmara de Curitiba votou dois projetos que tratam de utilidades públicas, uma denominação de logradouro e uma concessão de cidadania honorária. Em primeiro turno, os vereadores aprovaram, com 24 votos, a proposição do vereador Mauro Ignacio (PSB) que declara de utilidade pública a Associação Missionária Amo Seu Sorriso (Amass) - 014.00034.2015.

De acordo com o autor, a entidade foi criada em novembro de 2011 e, desde então, atende pessoas em vulnerabilidade social, como moradores de rua, por exemplo. “No momento, a Associação atende 100 crianças que moram em abrigos e também uma aldeia indígena em Pontal do Paraná”, destacou Ignacio. “A entidade promove ainda a mediação entre cidadãos e o mercado de trabalho”, acrescentou.
 
Denominação
De iniciativa do vereador Colpani (PSB), foi aprovada com 25 votos, em primeira  votação, o projeto que denomina como Josefina Budel Garzaro um logradouro do município (008.00010.2014). Casada com Lourenço Garzaro, teve 11 filhos. “Além da lavoura, criavam animais, faziam queijo e vinho coloniais e o sustento da família vinha sobretudo da venda do que produziam: verduras, legumes, ovos, leite, queijo, vinho, lenha, entre outros, dependendo da época do ano. Esses produtos eram transportados, por ela e por seus filhos, até o centro de Curitiba nas tradicionais carroças dos imigrantes italianos”.

Cidadania honorária
Em segundo turno, foi aprovada a proposição de autoria do vereador Paulo Rink (PR) que concede cidadania honorária ao empresário Jorge Wagenführ Júnior (006.00016.2015). A proposta recebeu 24 favoráveis. Conforme lembrou o vereador Rink, “Wagenführ é nascido em Blumenau, médico com atuação em várias especialidades. Único na região sul a realizar alguns tipos de procedimentos na área da cirurgia plástica”. O homenageado é diretor-presidente da empresa LifeSil, especializada em implantes médicos de silicone.

A empresa foi fundada em 2005 e ganhou destaque pela fabricação de produtos inovadores como, por exemplo, a fita de gel de silicone LifeSil; as próteses de silicone para implantes mamários; as próteses de glúteo; o extensor umbilical; e a prótese mamária de silicone com espuma de silicone. Aldemir Manfron (PP) se manifestou destacando a importância da homenagem. “É vital que a cidade valorize aqueles que, como o médico Wagenführ, busquem melhorias”.

Quarteto de Cordas
Também em segundo turno, foi aprovado com 29 votos o projeto de Jorge Bernardi (Rede) que declara de utilidade pública o Quarteto de Cordas Iguaçu - anteriormente conhecido como Quarteto Alberto Nepomuceno (014.00017.2015).

O quarteto de Cordas Iguaçu foi fundado em 1984 e é formado por integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Liderado pelo músico José Maria Magalhães Silva, o quarteto já se apresentou com músicos como Raimundo Fagner, Zeca Baleiro e Elba Ramalho.

Adiamentos
Em razão do término do horário regimental na sessão desta terça, foram adiados dois projetos cujas votações estavam previstas para hoje. Um deles foi a proposta de Professora Josete (PT) que declara a utilidade pública da Associação LM Almeida (014.00010.2015). A vereadora esclareceu a natureza da entidade e mencionou algumas de suas atividades.

Além disso, ela falou sobre as mudanças promovidas no estatuto da entidade em decorrência das recomendações da Projuris, no que diz respeito à não-remuneração dos integrantes. Carla Pimentel (PSC) fez uso da palavra, mas a discussão teve de ser encerrada em função do horário. Também adiada foi a proposta de Geovane Fernandes (PTB) que confere cidadania honorária a Neri Gorges (006.00002.2016).