Nesta sexta, Comissão Especial vistoria ponte e viaduto

por Assessoria Comunicação publicado 27/11/2019 14h40, última modificação 12/11/2021 06h55

A ponte de madeira do parque Tingui e o Viaduto do Capanema serão os dois primeiros locais a serem vistoriados pela Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A fiscalização in loco será realizada na próxima sexta-feira (29), a partir das 14h30 e deve ter a presença, além dos vereadores que fazem parte do colegiado, de colaboradores do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e de cursos de engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A decisão sobre a diligência foi tomada na última reunião do grupo, na segunda-feira (25), pois os vereadores entendem que a ponte, localizada no parque, não está em boas condições, apesar de receber muitas manutenções, além de fazer parte do trajeto da Linha Turismo. Sobre viaduto do Capanema, foi levado em conta sua importância histórica para a cidade e para a fluidez do trânsito na região dos bairros Rebouças e Jardim Botânico.

Informações
O colegiado também enviou pedido de informações ao Poder Executivo com questionamentos sobre a quantidade e localização de todas as pontes, viadutos, trincheiras e pinguelas existentes em Curitiba. O requerimento (062.00610.2019) foi endereçado à Secretaria Municipal de Obras Públicas e justifica que o assunto é “urgente e importante”, e que é preciso melhorar os processos de gestão da manutenção das chamadas obras de arte especiais. Ainda segundo o documento, as informações vão contribuir com o “diagnóstico de conservação e manutenção” pretendido grupo.

A comissão
Formada por nove vereadores, a comissão tem o objetivo de prevenir acidentes e tragédias, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção preventiva. Em seu trabalho, o colegiado vai vistoriar e avaliar a segurança das pontes e viadutos, estabelecer um catálogo oficial e apresentar à Prefeitura de Curitiba um relatório com o resultado das investigações e eventuais recomendações de segurança, além de outros encaminhamentos.

Presidida por Mauro Ignácio (PSB), a comissão tem Professor Silberto (MDB) na vice-presidência e Bruno Pessuti (PSD) na relatoria. Também participam, conforme a proporcionalidade dos partidos representados na Casa, os vereadores Cacá Pereira (DC), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (Podemos) e Serginho do Posto (PSDB).