Nesta sexta, Comissão Especial do Transporte recebe Lafaiete Neves
Se o prazo de funcionamento não for estendido, a Comissão Especial do Transporte entrega seu parecer até setembro. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Depois de debater os benefícios do programa tarifa zero da cidade de Caucaia (CE), na semana passada, a Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero retoma suas agendas técnicas com especialistas na área do transporte público. Na reunião desta sexta-feira (11), o colegiado receberá Lafaiete Neves, da Plenária Popular do Transporte Coletivo e professor aposentado da UFPR. A agenda será às 9 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.
Instalada em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero, a Comissão Especial do Transporte foi proposta em 2021 por meio de requerimento (051.00004.2021) aprovado por unanimidade pelo Legislativo no dia 03 de abril deste ano. A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tem o prazo de 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação.
As reuniões haviam sido suspensas em julho, durante o recesso parlamentar, e caso o prazo de funcionamento da comissão especial não seja prorrogado, o parecer deverá ser concluído até meados de setembro. O intuito da agenda com o economista e especialista no transporte público é buscar mais elementos técnicos para o relatório que poderá contribuir com a próxima licitação do serviço público.
Lafaiete Neves é doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR e conselheiro titular do Concitiba (Conselho da Cidade de Curitiba) - órgão colegiado municipal de política urbana, cuja finalidade é a gestão democrática da cidade e que tem atuação em quatro áreas, entre elas a mobilidade urbana. Ele estará na Câmara Municipal amanhã a convite da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), que integra o colegiado especial.
A Comissão Especial do Transporte
O colegiado é formado por oito parlamentares,sendo Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente, e Serginho do Posto (União), vice-presidente. A relatoria está com Bruno Pessuti (Pode) e a vice-relatoria com Dalton Borba (PDT). Também são membros os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Jornalista Márcio Barros (PSD), Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União).
As agendas da Comissão Especial do Transporte têm servido para que os vereadores conheçam o funcionamento do sistema de transporte público da cidade e os detalhes do atual contrato. Visitas técnicas às garagens das empresas de ônibus, debates com universidades e especialistas que estudam o sistema de Curitiba e viagens para conhecer os sistemas de transporte coletivo de outras cidades também estão no radar do colegiado.
A reunião técnica com o professor Lafaiete Neves será às 9h, na Sala das Comissões, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CMC: YouTube, Facebook e Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba