Nesta segunda, Câmara entrega Cidadania Honorária ao técnico Geninho

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/12/2024 09h10, última modificação 09/12/2024 09h34
A sessão solene será realizada hoje, às 19h30, no Palácio Rio Branco.
Nesta segunda, Câmara entrega Cidadania Honorária ao técnico Geninho

Sessão solene será transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube. (Foto: Divulgação/EC Vitória)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, hoje (9), uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário ao técnico de futebol, Geninho. Proposta pelos vereadores Bruno Pessuti (Pode) e João das 5 Irmãos (MDB), a homenagem, considerada a mais importante a ser concedida a uma pessoa não nascida na capital paranaense, foi aprovada pelo plenário na semana passada. O evento será às 19h30, no Palácio Rio Branco.

O ex-goleiro Eugênio Machado Souto tem uma carreira dirigindo times de futebol com passagens vitoriosas pelo Paraná Clube e pelo Athletico Paranaense, com o qual foi campeão brasileiro em 2001. Natural de Ribeirão Preto (SP), ele tem 76 anos e é bacharel em Direito. No futebol, ele começou nas divisões de base do Botafogo-SP em 1963, e com 17 anos já era goleiro titular.

Atuou como goleiro profissional de 1966 até 1984, período em que passou por várias equipes do interior paulista (Francana, São Bento, Paulista de Jundiaí), pelo Caxias (RS), pelo Juventude de Caxias e pelo Vitória (BA). Sua carreira como treinador começou aos 36 anos no Novo Hamburgo, onde também atuou como jogador. Também foi comandante de times como  Guarani, Ponte Preta, Santos, Corinthians, Vasco da Gama, Goiás, Sport, Botafogo, Portuguesa, Ceará, Fortaleza, Bahia.

O homenageado obteve da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a Licença Pró, o mais alto grau da instituição, principalmente pelas conquistas do Campeonato Brasileiro: a série B pelo Paraná Clube em 2000, e a série A em 2001 pelo Athletico Paranaense. Geninho também esteve à frente do Atlético Goianiense em 2010, quando conquistou o Campeonato Goiano. Em 2013, como treinador do Sport, conseguiu o acesso do clube pernambucano à elite do futebol brasileiro. E em 2014, no comando do Avaí, classificou o time para a série A do Campeonato Brasileiro de 2015.

O título (decreto legislativo 24/2024) foi aprovado pelo plenário nos dias 02 e 03 de dezembro. A Cidadania Honorária de Curitiba é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. A sessão solene será hoje, no Palácio Rio Branco (061.00088.2024).

Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

As solenidades da próxima semana serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.