"Não somos melhores, mas iguais e queremos a nossa parte", diz vice-prefeita

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2015 22h20, última modificação 29/09/2021 10h19

A frase dita pela vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, sintetiza o sentimento das mulheres homenageadas pela Câmara Municipal de Curitiba, na noite desta segunda-feira (9), no Palácio Rio Branco, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Convidada especial, ela questionou a pequena participação das mulheres em cargos públicos, principalmente eletivos. “Só temos cinco vereadoras mulheres [de 38 parlamentares]. Daqui dois anos, teremos eleições. Eu quero ter o prazer de vir aqui e encontrar a bancada feminina com a metade dos cargos: 19. Vamos colocar aqui dentro metade da humanidade”, desafiou.

Escolhida para representar a Câmara Municipal, a vereadora Carla Pimentel (PSC) foi mais pretensiosa ao falar do aumento do número de vereadoras mulheres: “Sonho com o dia em que teremos uma mulher presidente da Câmara Municipal”. Ela aproveitou o discurso para questionar o preconceito de gênero. “Qual de nós aqui já não viveu uma situação de violência? Qual de nós aqui não teve um ínfimo sentimento de discriminação por ser mulher?”, perguntou.

Carla citou ainda as dificuldades da haitiana Dieulitane Exilus relatadas em reportagem publicada no site da Câmara Municipal. Há quase dois anos, ela e o marido mudaram-se para Curitiba, assim como milhares de pessoas que deixaram o país em que viviam em busca de melhores condições de vida no Brasil. “Li a história de uma funcionária haitiana. Ali estava a história de superação que ela encontrou na Câmara. É a esperança de um recomeço”, disse.

A vereadora encerrou o discurso reverenciando não só as homenageadas, mas todas as mulheres: “Sejam louvadas as mulheres de Curitiba, sejam aplaudidas, sejam lembradas como mulheres que marcaram história. Tem mulher que faz a diferença na nossa cidade. Viva a essas mulheres”.

Uma das 23 mulheres homenageadas foi escolhida para discursar durante a cerimônia. A produtora cultural Brenda Maria Lucília Oeiras dos Santos lembrou de uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil Carolina Maria de Jesus: “A paixão dela pela literatura foi tanta que dividia o tempo entre cuidar da casa, dos filhos e escrever”.

Brenda ainda falou sobre a história de luta de todas as mulheres: “Nem todas puderam ir às ruas junto com outras mulheres. Umas precisaram cuidar de seus filhos ou dos filhos das outras que foram às ruas. Algumas estavam fazendo café para o chefe, ou escrevendo o discurso do parlamentar, ou passando seus saberes da cultura indígena”, citou. A homenageada completou dizendo que “precisamos compreender a opressão dos que nos cercam e lutar pelo fim do privilégio para poucos”.

A sessão solene ainda teve a participação do Coral Santa Cecília, da Igreja dos Passarinhos, acompanhando a execução dos hinos nacional e de Curitiba, e da cantora Orly Bach. A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente Ailton Araujo (PSC), que é pastor da Igreja Evangélica. “Deus criou o homem. Na sequência, Ele decidiu que poderia fazer melhor e criou as mulheres”, disse.

Homenagens
Na noite desta segunda-feira, 23 mulheres receberam um diploma alusivo ao Dia Internacional da Mulher referente aos trabalhos e serviços prestados em prol da mulher. Entre as escolhidas estão donas de casa, profissionais da área da comunicação, cultura, saúde, direito e educação.

1) A vereadora Carla Pimentel indicou quatro homenageadas:

JOSEFA ROSA RODRIGUES
Lutadora, preocupada com as necessidades de sua comunidade, sempre procurou trazer melhorias para a região onde mora, tais como: água, luz elétrica, postos de saúde, escolas e creches. Exemplo para muitos no bairro, hoje com 64 anos, atua como Presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Parque Industrial.

MIRA GRAÇANO
Graduada em Comunicação Social é referência no jornalismo Paranaense. Por 16 anos atuou na RPCTV e foi a primeira jornalista a comandar sozinha a bancada do telejornal “Bom Dia Paraná”. Foi apresentadora do Programa “Vida Leve” do grupo RICTV Record. Consultora de comunicação, atua como parceira da Midia Training, onde realiza treinamento para executivos.

PATRICIA KREBS FERREIRA
Biomédica, atua como diretora-presidente da Organização Brasileira de Apoio aos Portadores de Disfunção Neuromuscular – OBADIN, onde como voluntária, ajuda a captar recursos e ministra palestras em eventos e congressos. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pequeno Príncipe.

TANIA MARA SANTANA DE OLIVEIRA
Ministra da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, dedica-se ao exercício da vida cristã. Atua auxiliando em atividades junto ao círculo de oração e da escola bíblica dominical. É integrante do Coral do Círculo de Oração e atua como conselheira de jovens.

2) A vereadora Dona Lourdes concedeu a honraria a cinco mulheres:

ANGELINA FÜHR
Trabalhadora, há quatorze anos desenvolve atividades como profissional da área de propaganda de rua com carro de som, fazendo a divulgação do comércio em Curitiba. Atua também com produção cultural e teatro infantil, com apresentações em escolas, clubes e associações.

DELMA HERMINIA LUSA DA COSTA
Casada, dona de casa, mãe de quatro filhos, para ajudar no orçamento familiar, trabalhava como costureira e bordadeira. Dedica sua vida à comunidade prestando auxílio a famílias carentes e como voluntária em ações sociais.

Irmã DIONÍSIA BROD
Religiosa da Congregação da Sociedade Paranaense Divina Providência desde 1950, graduada em letras, atuou como professora e diretora em diversas instituições de ensino. Atualmente trabalha em projetos sociais administrados pelas Irmãs do Divina Providência na Vila Verde.

ELIANE IANKILEVICH BERGER
Diretora de produção, atriz, professora de teatro e expressão corporal, foi sócia-fundadora e secretária da Associação de Teatro Infantil de Curitiba. Em 2012 foi agraciada com o Troféu Gralha Azul Prêmio Especial por sua contribuição à cultura curitibana como artista e técnica em espetáculos.

MARIA EDUARDA RIBEIRO DE SOUZA LOBO
Formada em Administração Financeira, integrou o Grupo de Trabalho Clóvis Moura em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, instituído para efetuar o levantamento das comunidades tradicionais negras remanescentes de Quilombos do Estado do Paraná.

3) Já a vereadora Noemia Rocha indicou quatro premiadas:

CAROLINE BUENO DE MATTOS
Formada em publicidade e propaganda, fotógrafa, trabalha com fotojornalismo atuando na cobertura fotográfica da cerimônia, recepção e making of de casamentos. Com reconhecimento internacional, teve suas fotos premiadas em 2010 e 2012, pela ISPWP – International Society of Professional Wedding Photographers.

EVELYN COTAIT NASCIMENTO
Empresária, especialista em Cerimonial Público, ministra aulas e palestras na área de cerimonial, etiqueta social e corporativa. Como Presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos de Curitiba coordenou projetos como o Banco de Próteses e Órteses para mulheres atingidas pelo câncer.

FLÁVIA CAROLINA RESENDE JABER FRANCISCHINI
Pós graduada em Direito, aprovada em concurso público nacional atuou como chefe do Setor de Passaportes da Superintendência da Polícia Federal no Paraná. Em 2012, foi Superintendente da Secretaria Municipal Antidrogas e desde 2014 é Diretora de Recursos Humanos do Detran Paraná.

ROSE MADALOSSO
Participa indiretamente da administração do maior empreendimento da família, o Restaurante Dom Antônio, apoiando seu esposo o empresário João Antonio Madalosso. Em parceria com seus filhos atuou na implantação e organização do Curitiba Comedy Club, e atualmente promove produções externas, no Teatro Positivo e no Teatro Bom Jesus.

4) Julieta Reis indicou cinco homenageadas:

DENISE MARIA AMARAL DE OLIVEIRA MORAES
Psicóloga, com formação em Terapia Familiar Sistêmica, atua como coordenadora de atendimento da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ministra cursos e desenvolve projetos que visam o aumento da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

DULCINÉIA NOVAES
Ícone do jornalismo paranaense, atua como repórter e apresentadora estadual e nacional da RPC TV / Rede Globo. Formada em Jornalismo, com especialização em Marketing e mestrado em Comunicação e Linguagem, atua como professora universitária na área de comunicação em cursos de graduação, pós-graduação e MBA desde 2002.

HELENA MENEZES
Especialista no preparo de comidas com pinhão, referência quando se fala de culinária típica do Paraná, atuou à frente dos tradicionais restaurantes Manjhericão e Estrela da Terra. Chef de cozinha do “Bufê em Casa”,  atua também no Projeto Pinhão do Brasil onde coordena cursos de gastronomia.

ORLY BACH
Cantora, empresária e artista paranaense, iniciou seus estudos de canto com o Maestro Wolf Schaia. Com mais de 30 anos de carreira, atuou em operetas, shows e musicais e foi agraciada com o troféu “Imprensa do Paraná” pelo conjunto de seu trabalho. Em 2009 lançou o CD “Canções Inesquecíveis”.

SANDRA ELIZA TABORDA BIANCHI
Graduada em Letras- Português, Pedagogia e especialização em ensino da Língua Portuguesa, dedica-se ao Projeto de Alfabetização por meio da música, unindo cantigas de roda, lúdico e letramento. Atua como revisora na Editora Ledze e desenvolve oficinas de leitura e escrita.

5) Cinco mulheres também foram homenageadas pela vereadora Professora Josete:

BELARMINA LUIZ PARANÁ
De origem indígena, etnia Caingangue, desde a adolescência participa de movimentos em defesa dos direitos de sua comunidade. Participa como colaboradora do Ministério Público do Paraná, Governo do Estado, Prefeitura Municipal e FUNAI, em pesquisas para o resgate da terra e da cultura da etnia Xetá. Mora na Aldeia Kakané Porá e é conselheira do Conselho Municipal de Curitiba dos Direitos da Mulher.

BRENDA MARIA LUCILIA OEIRAS DOS SANTOS
Produtora cultural, promove atividades com enfoque na promoção da igualdade racial através da valorização da cultura, patrimônio e memória afro-brasileira. É integrante da Executiva Nacional de Clubes Sociais Negros, do Fórum Paranaense de Religiões de Matrizes Africanas e da Rede de Mulheres Negras do Paraná.

CLAUDETE APARECIDA BARBOSA PINTO
Batalhadora e dedicada, trabalhou na Farmácia Santa Terezinha, na Loja Renato Zarur, na Associação dos Ruralistas da Lapa e no Hotel Pops. Após sua aposentadoria, devido a necessidade financeira, retornou ao trabalho, foi contratada pela HIGISERV, e desde então, presta serviços nas instalações da Câmara Municipal de Curitiba.

ELENISE REGINA CESÁRIO DA SILVA
Formada em Educação Física, foi coordenadora na Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, onde promovia a participação dos alunos nos jogos escolares. Coordenou o Projeto Irmão Menor e foi vice-diretora da Escola Municipal Expedicionário. Participa do Coletivo de Aposentados do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba – SISMMAC, em defesa da educação.

SIRLEI DA SILVA CORDEIRO
Como profissional de magistério lecionou para alunos do primário. Em 1996 foi contratada pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba – SISMMAC, onde permaneceu por 17 anos até aposentar-se. Ao longo dos anos acompanhou a atuação de dez direções diferentes e sempre participou de todas as lutas e eventos, assumindo diversas funções.