Na volta às aulas, vereadores pedem melhorias para o trânsito
O ano letivo de 2013 na rede municipal de ensino de Curitiba começa nesta quinta-feira (14), com cerca de 140 mil estudantes matriculados. Às vésperas do início das aulas, diversos vereadores encaminharam pedidos à prefeitura com melhorias para as escolas e creches que integram o sistema. A maioria dos requerimentos tratam da segurança, principalmente na sinalização do trânsito no entorno das instituições de ensino.
Em um dos pedidos, por exemplo, o vereador Mauro Ignácio (PSB) sugeriu ao Executivo a substituição das lombadas existentes na frente dos estabelecimentos de ensino por travessias elevadas. De acordo com o parlamentar, padronizar a sinalização, com a implantação das travessias, garante maior segurança para pais, alunos, professores e funcionários, já que as mesmas priorizam a passagem dos pedestres, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Os veículos apenas diminuem a velocidade para transpor as lombadas, mas serão obrigados a parar na travessia elevada para dar preferência aos pedestres”, frisou.
A instalação de uma travessia elevada em frente ao Colégio Julio Mesquita, no Jardim das Américas, também foi um pedido de Helio Wirbiski (PPS) à prefeitura. Com o requerimento, o parlamentar quer evitar acidentes envolvendo crianças e adolescentes que frequentam a instituição.
Em atendimento às solicitações de pais de alunos da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, o vereador Tico Kuzma (PSB) encaminhou ao Executivo pedido de mudança de faixa de pedestres para a frente do portão da instituição, que fica na Rua João Ribeiro Lemos, Bairro Novo Mundo. Cristiano Santos (PV), por sua vez, requereu reforço na sinalização entre as ruas Décio Barreto e Davi Xavier da Silva, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “O cruzamento tem visibilidade ruim e a sinalização é fundamental para orientar os motoristas que passam pelo local. Outro agravante é o grande fluxo de jovens estudantes que passam pelo local diariamente a caminho da Escola Municipal Albert Schweitzer”, justificou.
Rogerio Campos (PSC) solicitou a instalação de uma lombada na Rua Desembargador Ernani Almeida de Abreu, no Tatuquara, para “evitar risco de atropelamento, já que há uma escola e uma creche na região, garantindo maior segurança dos alunos nos horários de entrada e saída das aulas”, afirmou.
Ponte
Outra solicitação à prefeitura feita por Campos é para a reforma ou construção de uma ponte usada como passagem de pedestres na Rua Walter Marquadt, Rebouças. Segundo o parlamentar, a ponte necessita de manutenção urgente, porque é utilizada por crianças que frequentam a Escola Estadual Ildebrando de Araújo e está em péssimo estado de conservação, com “bases apodrecidas e madeiras do assoalho que podem ceder a qualquer momento”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba