Na última sessão do ano, vereadores fazem balanços e agradecimentos

por Assessoria Comunicação publicado 18/12/2019 12h25, última modificação 12/11/2021 08h19

Nesta quarta-feira (18), última sessão plenária do terceiro ano da 17ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), diversos vereadores apresentaram balanços de seus mandatos, além de agradecimentos a colegas, servidores e ao Poder Executivo. A Comissão Executiva também prestou contas de 2019.

Líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB) transmitiu abraço de Rafael Greca aos parlamentares. “Quero agradecer à nossa base de apoio. E agradecer também à oposição, aos vereadores que fazem o contraponto. Ao vice-líder Osias [Moraes], que me substituiu algumas vezes”, declarou. Outro agradecimento foi ao assessor Rodrigo Ajuz, da Secretaria do Governo Municipal, pelo “trabalho técnico, respeitoso”. “Ele tem sido um parceiro há três anos desta Casa, dos vereadores, independentemente do lado político. Tem ajudado muito na liderança do governo”, acrescentou.

Petruzziello ainda avaliou que “não é fácil liderar. Se eu hoje sou líder do governo, é graças vocês, que me ajudam, criticam, apoiam, e tenho certeza que estamos no caminho certo, no caminho bom, para a cidade de Curitiba”. “Esta é nossa segunda casa. Hoje é dia dos 38 vereadores agradecer por ter saúde. Essa é nossa grande mensagem aqui. Temos que agradecer porque hoje estamos vivos e com saúde”, complementou.

Vice-líder da maioria, Osias Moraes (Republicanos) também transmitiu agradecimentos – a Petruzziello; ao prefeito, “que tem nos atendido nas demandas e cumprido sua palavra”; e ao vice-prefeito Eduardo Pimentel, dentre outros. “Hoje Curitiba pode avançar”, disse, sobre a aprovação do ajuste fiscal, chamado de Plano de Recuperação, em 2017. “Que neste final de ano possamos refletir tanto sobre nossas ações positivas quanto negativas, e possamos aprender com elas. E possamos no ano que vem trabalhar com mais qualidade.” Ele ainda lembrou do significado do Natal: “o Senhor Jesus, no coração de cada um”.

Entre agradecimentos ao secretariado municipal, o vereador Ezequias Barros (Patriota) destacou o titular da pasta de Governo Municipal, Luiz Fernando de Souza Jamur. “Que nosso Natal seja abençoado e o Ano Novo seja poderoso, grande, com grandes acontecimentos”, pontuou.

“Feliz Natal e bom Ano Novo a todos, seus familiares, familiares dos servidores desta Casa de Leis, que desempenharam um papel muito importante no ano de 2019”, declarou Jairo Marcelino (PSD). “Quero cumprimentar nosso governador do estado do Paraná, Ratinho Junior, que tem a melhor avaliação dos estados brasileiros, com 75%, e seu secretariado. Também o prefeito Rafael Greca, seus secretários, pelo brilhante desempenho.” O agradecimento especial à Prefeitura de Curitiba foi pela revitalização do parque São Lourenço, obra já iniciada.

Mais balanços
“Peço licença a meus colegas de oposição, porque farei muito mais uma manifestação pessoal que da oposição”, disse a líder da bancada, Professora Josete (PT). “Precisamos sempre fazer uma reflexão acerca da realidade em que vivemos. Este ano foi muito duro, muito difícil, e nós temos que procurar sempre trazer à tona dados concretos da realidade, e não ficar repetindo ou trazendo verdades apenas da nossa cabeça.”

A vereadora citou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta manhã, segundo o qual os mais pobres foram a única faixa de renda com queda de rendimento real, nos três primeiros trimestres do ano, na gestão Bolsonaro. “A inflação corroeu os salários porque houve o aumento de itens como alimentos e energia”, avaliou. Após citar frases de Paulo Freire e Gandhi, sobre liderança, diálogo, opressão e outros tópicos, afirmou: “Um 2020 iluminado a todos nós”.  

Herivelto Oliveira (Cidadania) e Dalton Borba (PDT) apresentaram balanços do primeiro ano de mandato na CMC. Suplente de Helio Wirbiski (Cidadania), nomeado como diretor-presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), autarquia do governo estadual, o primeiro vereador foi empossado no dia 16 de janeiro. Borba tomou posse em 19 de agosto, no lugar de Professor Matsuda (PDT), após decisão judicial.

“Foi um ano de aprendizado e muito importante na minha vida. Um ano de volta a uma atividade política que exercia como jornalista”, disse Oliveira. “Participei das 60 sessões, não tive nenhuma falta. Visitei todas as regionais. Participei de metade das reuniões do Fala Curitiba”, continuou. “Sempre disse que não era situação e não era oposição. Alguns projetos do prefeito de Curitiba assinei embaixo e continuo assinando, dentre eles o Bairro Novo da Caximba e a reestruturação da Linha Inter 2. Entretanto, como já falei, sou contrário a esses regimes de urgência que chegam à Casa.” Com as urgências, para ele, “quem perde é a cidade, não aprofundamo as discussões”.

“Amanhã completo quatro meses de Casa. Tenho que ser humilde o suficiente para dizer que cometi alguns erros, alguns acertos, mas aprendi muito com cada um dos colegas que integram este Parlamento. Aprendi que calar às vezes é mais importante do que falar. Aprendi a estudar com aqueles com os quais não compartilhamos as mesmas ideias”, avaliou Dalton Borba. “Bom Natal e recesso a todos”, desejou. Para as atividades de 2020, ele pediu “que a gente possa discutir mais democraticamente, mais combativamente, para o futuro da nossa cidade”.