Tribuna Livre promove diálogo sobre ações de voluntariado

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 25/10/2024 15h35, última modificação 27/10/2024 23h31
Alison Mateus Moraes Bueno, voluntário da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial, fala das ações sociais e do apoio da instituição religiosa em tragédias climáticas.
Tribuna Livre promove diálogo sobre ações de voluntariado

Representante da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial falará sobre voluntariado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberá a presença de Alison Mateus Moraes Bueno, voluntário da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial. Bueno ocupará o tempo destinado à Tribuna Livre para falar das atividades da Salve a Terra de A a Z (ASEZ). De acordo com o vereador Hernani, proponente da solicitação de uso da Tribuna Livre (076.00022.2024), a ASEZ é um importante projeto de voluntário que está presente em diversos países atuando na prevenção à criminalidade, no apoio à reconstrução de locais afetados por desastres climáticos e na conscientização quanto às mudanças climáticas.

A Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial foi criada em 1997, na Coréia do Sul, como um desdobramento das atividades realizadas pela Igreja de Deus, fundada em 1964 pelo líder religioso Ahn Sahng-hong. Estabelecida em 175 países, a igreja possui mais de 3,7 milhões de seguidores em todo mundo. No Brasil, suas atividades se iniciaram em 2001. Entre os prêmios recebidos pela instituição, destacam-se a comemoração dos 60 anos da igreja realizada na Câmara Municipal de São Paulo, em 2024 e a condecoração com a Medalha do Mérito Legislativo em cerimônia promovida pela Câmara dos Deputados, em 2022.

Em pros dos ODS

O site da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial esclarece que a entidade religiosa promove ações em prol da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); cooperação com instituições e entidades de comunidades locais por meio do voluntariado; garantia de saneamento e apoio a comunidades que passaram por catástrofes climáticas, como, por exemplo, o terremoto ocorrido no Nepal em 2023 e as decorrências do aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, fenômeno conhecido como El Niño.