Na Tribuna Livre, pesquisador fala de mudanças climáticas
Tempestades, assim como secas e ondas de calor, são exemplos de eventos extremos. (Foto: Arquivo/CMC)
A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na sessão da próxima quarta-feira (5), o climatologista e pesquisador e cientista Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Por proposição do presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (PSC), o convidado vai falar sobre as consequências das mudanças climáticas (076.00015.2023).
Nobre também deve abordar as mudanças climáticas a partir da perspectiva das dimensões humanas. Ou seja, como o ser humano é impactado e consegue se adaptar aos eventos climáticos, de acordo com o perfil de cada comunidade.
Nobre é formado em Meteorologia e também possui mestrado, doutorado e pós-doutorado na área. Pesquisador do INPE, é responsável pelo Grupo de Modelagem Acoplada Oceano-Atmosfera do CPTEC, coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas em Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) e coordenador do desenvolvimento do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM).
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba