Na tribuna livre, diretor do Detran fala em salto qualitativo

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2016 13h40, última modificação 07/10/2021 07h06
A convite do vereador Serginho do posto (PSDB), compareceu à tribuna livre da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (18), o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Marcos Elias Traad da Silva. O objetivo da visita foi o de prestar contas sobre atividades desenvolvidas pelo órgão.

Na visão de Traad, o Detran-PR experimentou um salto qualitativo nos últimos anos. “Houve, por exemplo, maior investimento nas unidades de atendimento que passaram por reformas e adaptações de mobilidade”. Além disso, de acordo com Traad, buscou-se uma maior valorização dos servidores. “Quando assumimos, o funcionalismo do Detran estava sem expectativas, mas, agora, um funcionário estatutário pode ascender profissionalmente por meio de concursos internos. Somos uma autarquia de fato e de direito”, afirmou Traad.

“Devemos lembrar que Curitiba já tem a terceira maior frota de veículos do país, o que dificulta muitas iniciativas, mas já estamos desenvolvendo um programa de "chipagem" de veículos”, afirmou Traad. Ele abordou uma série de ações realizadas pelo Detran-PR, como por exemplo, a vistoria em tempo real transmitida para banco de dados; a realização, desde 2010, de 4,98 milhões de atendimentos por meio do Detran Fácil (via internet); e emprego do dinheiro arrecadado com multas em programas de educação no trânsito.

“Uma campanha que se mostrou bem-sucedida foi a do Maio Amarelo. Desde o seu início, os indicadores de acidentes registraram redução”. Outra destinação dos recursos oriundos das multas, de acordo com Traad, é a manutenção da sinalização de trânsito [horizontal e vertical].

Indagações

Para Paulo Salamuni (PV), é necessário entender que a administração de um órgão como o Detran-PR envolve uma série de atividades, portanto, independente de visões ideológicas, é necessário entender e prestar apoio. Em resposta a Julieta Reis (DEM), que indagou sobre a obrigatoriedade dos simuladores de direção nas autoescolas, Traad respondeu que, em princípio, foi contrário, mas que a tecnologia desses aparelhos se desenvolveu muito e seu uso pode ter influência positiva sobre os candidatos a condutor.

“As cidades foram feitas para as pessoas e não para os veículos, no entanto, é necessário fazer com que a "Via Calma" se ajuste”, disse ele em resposta a Felipe Braga Côrtes (PSD). Traad sugeriu, por exemplo, menos restrições para os veículos à noite. Helio Wirbiski (PPS) perguntou sobre a arrecadação do Detran-PR [inclusive no que diz respeito ao IPVA]. O diretor respondeu que a arrecadação anual é de R$1 bilhão, mas que o órgão só lida com taxas [o que exclui o IPVA].

Chico do Uberaba (PMN) questionou sobre o transporte ilegal de passageiros [como o que ocorre com o uso de vans e do Uber]. Traad entende que o mais adequado seria uma ação em conjunto entre todos os órgãos envolvidos. Tito Zeglin (PDT) quis saber sobre os veículos que permanecem aguardando destinação nos pátios do Detran. “Não podem se transformar em focos de doenças?”, perguntou o vereador. Traad esclareceu que, com o aumento da fiscalização, maior é o número de veículos nesses depósitos. “Devemos lembrar que 25% dos veículos transitam de forma irregular”. De acordo com ele, a ideia é que o condutor infrator possa saldar sua dívida na própria blitz, o que diminuiria o número de veículos apreendidos. “Realmente é um problema de saúde pública”, concordou ele.

Professora Josete (PT) indagou sobre as políticas adotadas em relação a condutores alcoolizados. “Atualmente contamos com 800 etilômetros. A presença desses aparelhos tem consequências. Basta lembrar que, em 2014, houve uma diminuição de 3,14% no número de mortes no trânsito”. Em resposta a Chicarelli (PSDC) – que perguntou sobre os ciclistas – Traad respondeu que o órgão tem promovido cartilhas de educação no trânsito voltadas especificamente para ciclistas.