Na Tribuna Livre, Defesa Civil destaca prevenção a desastres

por Assessoria Comunicação publicado 23/04/2014 15h50, última modificação 23/09/2021 08h03

Proposta por Helio Wirbiski (PPS), a Tribuna Livre desta quarta-feira (23) recebeu a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec). O chefe de operações, inspetor Nelson de Lima Ribeiro, destacou as ações locais contra catástrofes e pediu apoio da Câmara de Curitiba à revisão da lei nº 11.645/2005, referente à criação e organização do órgão. “A prioridade são as ações de prevenção.”  (com sonora)

“A Defesa Civil possui organização federal, estadual, municipal e local, com os núcleos comunitários. A comunidade precisa estar preparada para dar a resposta inicial, até a chegada da equipe de socorro”, disse o inspetor Nelson. “A primeira ação é nas regionais, com o administrador, que atua como um subsecretário da Defesa Civil” , explicou.

Acompanhado do superintendente da Comdec, Osiris Klamas, e outros representantes do órgão, ele defendeu a importância da integração do Poder Público e Defesas Civis de municípios vizinhos para o sucesso das iniciativas de prevenção e resposta a desastres. “Na Copa do Mundo também será essencial que todos trabalhem de forma uníssona para a segurança”, apontou. A preparação em Curitiba para o Mundial, de acordo com o chefe de operações, começou há dois anos.

Como modelo de ação local, o convidado da Tribuna Livre destacou o núcleo do Bairro  Alto. Também citou o projeto Conhecer para Prevenir (CPP), cuja meta até 2016 é estar presente em todas as escolas municipais e começar a expansão aos estabelecimentos de educação particulares. A ideia é que haja regulamentação por meio de lei.

Dentre outros assuntos, o inspetor Nelson avaliou como positiva a alteração promovida pela lei municipal nº 14.422/2014, sancionada na terça-feira (22). A norma reestrutura as secretarias municipais e atribui ao gabinete do prefeito a competência sobre o órgão, antes sob a responsabilidade da Defesa Social. “Deverá trazer mais autonomia”, disse.

Emendas parlamentares

Autor de emenda parlamentar à Defesa Civil (de R$ 23 mil, para a compra de  equipamentos), Helio Wirbiski pediu apoio dos pares para uma proposição coletiva no orçamento do município para 2015. Os recursos, segundo ele, seriam utilizados no aparelhamento e ampliação dos projetos da Comdec. “Só percebemos a importância da Defesa Civil quando há catástrofes, mas ela tem várias iniciativas interessantes”, completou. (com sonora)