Na Tribuna Livre, CMC debate situação da segurança alimentar na pandemia

por José Lázaro Jr. — publicado 30/03/2021 09h55, última modificação 30/03/2021 09h58
O presidente do CRN-8, Alexsandro Wosniaki, e a vice, Cilene da Silva Gomes Ribeiro, participarão da Tribuna Livre a convite da vereadora Maria Leticia.
Na Tribuna Livre, CMC debate situação da segurança alimentar na pandemia

Restaurantes populares são uma das principais políticas de segurança alimentar de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (31), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe a direção do Conselho Regional de Nutrição da 8ª Região (CRN-8), que congrega os profissionais do Paraná, para debater os desafios à segurança alimentar durante a pandemia. O presidente do CRN-8, Alexsandro Wosniaki, e a vice, Cilene da Silva Gomes Ribeiro, participarão da Tribuna Livre a convite da vereadora Maria Leticia (PV), ratificado pelo plenário (076.00010.2021). Nesta data é comemorado o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição.

Ao justificar a vinda da direção do CRN-8, Maria Leticia alertou para a crise desencadeada pela covid-19, que dentre outros desafios pôs à prova o direito humano à alimentação adequada e saudável. “A pandemia expôs as profundas injustiças dos sistemas alimentares, assim como a necessidade de estruturar políticas públicas que assegurem, além do fornecimento de alimentos, condições suficientes para manutenção da dignidade humana”, ponderou a parlamentar, no requerimento que agendou a Tribuna Livre.

Alexsandro Wosniaki é mestre em Alimentação e Nutrição pela UFPR e atua como nutricionista na Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária, onde já presidiu o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araucária. Cilene Ribeiro é doutora em História pela UFPR e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Ela leciona no curso de Nutrição da PUC-PR e coordena pós-graduação na área dentro da instituição, além de integrar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

Realizada às quartas-feiras pela CMC, a Tribuna Livre está prevista no Regimento Interno do Legislativo e se apresenta como um espaço democrático de debates com a população durante a sessão plenária. Ela geralmente é realizada após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. A atividade poderá ser acompanhada em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook ou no Twitter.