Na terça, plenário votará autorização de operação imobiliária no Capão Raso

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/09/2024 15h15, última modificação 20/09/2024 15h17
Três projetos de lei estão na ordem do dia de terça (24), em primeiro turno. Na quarta (25), a Câmara de Curitiba votará duas iniciativas em primeira votação.
Na terça, plenário votará autorização de operação imobiliária no Capão Raso

As sessões plenárias são transmitidas pelo YouTube da Câmara Municipal. (Foto: Bruno Spessato/CMC)

Nas sessões plenárias das próximas terça (24) e quarta-feira (25), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá a tarefa de analisar sete projetos de lei. O destaque da pauta é o pedido de autorização da Prefeitura para executar uma operação imobiliária no bairro Capão Raso. O Poder Executivo pretende alienar (mediante venda) um lote público de cerca de 90 m². As votações da ordem do dia começam após o pequeno expediente.

=>> Leia também: Saúde presta contas aos vereadores de Curitiba nesta segunda-feira

O projeto de lei chegou à CMC em abril, mais de seis anos após o pedido de compra do terreno público ter chegado à Prefeitura. O requerente é vizinho ao imóvel que, no papel, ainda pertence ao Município. A autorização legislativa é um requisito para a realização das vendas de bens públicos a particulares.

O lote público que poderá ser vendido com autorização dos vereadores fica no bairro Capão Raso. A área tem 89,67m² e foi avaliada em R$88 mil pela Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI) da Secretaria Municipal de Administração (005.00045.2024). Neste caso, o pedido de compra foi formalizado em 2012 pelo dono do lote contíguo, Antônio Carlos Pontes Coelho - que firmou Termo de Concordância com relação à avaliação efetuada pela CAI e também irá arcar com as despesas referentes a escrituras e registros.

Se a CMC autorizar a operação imobiliária, a proposta ainda precisará passar por nova votação na quarta, antes de estar pronta para sanção prefeitural. Da mesma forma, outras duas iniciativas devem ser votadas na terça, em primeiro turno, e na quarta, para confirmação: a homenagem póstuma a Fernando Macedo Guimarães, advogado e fundador do Terreiro de Umbanda Pai Maneco (008.00009.2024), de Bruno Pessuti (Pode); e a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Ipê (014.00032.2024), de Marcelo Fachinello (Pode). 

Segundos turnos que serão votados na terça

Já aprovadas em primeiro turno nesta semana, duas iniciativas retornam à pauta do dia 24 de setembro para segunda votação. A primeira é a denominação de um dos logradouros públicos de Curitiba como Vinícius Alexandre Lazzarotto Barbosa (008.00005.2023), iniciativa de Leonidas Dias (Pode) votada na última quarta-feira (18). A outra matéria é a Utilidade Pública Municipal ao Instituto Afro Brasil do Paraná (014.00054.2023), de Marcos Vieira (PDT), que teve sua deliberação em segundo turno adiada na última sessão plenária desta semana.

Veja qual é a ordem do dia de quarta-feira

Na quarta, 25 de setembro, além das iniciativas que devem ser votadas em segundo turno, o plenário irá analisar duas matérias em primeira votação. Será deliberada a homenagem póstuma a Ivonete de Paula Betenheuser, fundadora do Clube de Mães Mamãe Margarida e falecida em 2017 aos 78 anos (009.00006.2023); e a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Colégio Nossa Senhora do Rosário - Associação Educadora da Infância e Juventude (014.00022.2024). As iniciativas foram protocoladas no Legislativo, respectivamente por Sargento Tânia Guerreiro (Pode) e Serginho do Posto (PSD).

Confira as ordens do dia de terça e quarta-feira.

Restrições eleitorais