Na terça, plenário discute selo “Empresa Amiga da Bicicleta”

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2015 09h30, última modificação 04/10/2021 07h38

Na sessão plenária de terça-feira (22), a Câmara de Curitiba vota em primeira discussão o projeto de Bruno Pessuti (PSC) que cria o selo “Empresa Amiga da Bicicleta”.  De acordo com o texto, o certificado deve ser concedido a lojas e empreendimentos que estimulem o uso do modal como alternativa de transporte. O texto sugere que o selo seja conferido às empresas que disponibilizem aos funcionários e clientes bicicletários integrados a vestiários, com armários, chuveiros e banheiros (005.00108.2015).

Segundo o autor, a proposta pretende melhorar o trânsito da capital, promover a prática de atividade física e contribuir para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Além disso, Pessuti acredita que, a partir da implantação de ciclorrotas e novas ciclovias, a tendência é de que as pessoas passem a utilizar mais vezes as bicicletas.

Conforme a matéria, poderão receber o selo “Empresa Amiga da Bicicleta” empreendimentos de grande porte, com fins comerciais e que trabalhem com o atendimento ao público, como centros comerciais, supermercados e shopping centers. A entidade deverá comprovar que cumpre os requisitos indicados na norma e, caso isso seja confirmado, poderá utilizar o selo em materiais publicitários por dois anos. A certificação seria realizada por meio de termo de parceria com organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos.

Doação
Os vereadores avaliam também, em primeiro turno, projeto do prefeito que doa à Companhia de Habitação Popular (Cohab-CT) um terreno no bairro Pinheirinho (005.00073.2015). O lote que mede 398,8 m², e foi avaliado em R$ 215 mil, será utilizado para fins de regularização fundiária, visando atingir as metas do Programa Municipal de Habitação.

Outros projetos
Serão votados ainda a proposta de Pedro Paulo (PT), que concede o título de cidadão honorário a Cayo Miguel Ángel Martín Cristóbal (006.00010.2015); e de Zé Maria (SD), que denomina de Laurindo Soares de Gouvêa, um dos logradouros públicos da capital (009.00013.2015).

Quarta-feira
Caso os projetos sejam aprovados em primeiro turno, na terça-feira, voltam para análise em segunda discussão na sessão plenária da quarta-feira (23), quando também será realizada a tribuna livre.

Confira as ordens do dia de segunda-feira, terça e quarta.