Na terça, Câmara entrega Cidadania Honorária de Curitiba a Paulo Oliveira
Paulo Oliveira é natural de Lages (SC) e mora em Curitiba há mais de 60 anos. (Foto: Divulgação/Clube Curitibano)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima terça-feira (17) ,a última sessão solene do ano para a entrega de um título de Cidadão Honorário. O homenageado da vez é o radialista e presidente do Clube Curitibano, Paulo Roberto Oliveira. A iniciativa é de Marcelo Fachinello (Pode). A solenidade está marcada para as 19h30 e será no Palácio Rio Branco.
Morador de Curitiba há quase 60 anos, Paulo Oliveira é natural de Lages (SC). Ele iniciou sua atividade profissional aos 18 anos, em 1972, na Rádio Ouro AM, onde permaneceu até julho de 2022. Ao defender a homenagem, na semana passada, Fachinello destacou, ainda, a passagem do radialista por emissoras como TV Iguaçu Canal 4, atual Rede Massa; e Caiobá FM, onde foi responsável pela coordenação da programação.
O homenageado também atuou como superintendente da Ouro Verde FM e da Difusora AM 590. “Paulo Caiobá, como é carinhosamente conhecido, é presidente do Clube Curitibano, ícone da capital paranaense e um dos mais importantes clubes do país, com mais de 35 mil associados”, complementou o autor do decreto legislativo 25/2024. “Os serviços prestados por Paulo Roberto Oliveira, seu histórico de vida, suas indiscutíveis contribuições ao desenvolvimento e aprimoramento da cultura, sua irrepreensível biografia marcada pela conduta ética, certamente, fazem do homenageado um cidadão digno de receber este título”, finalizou.
A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018.
Último mandato: Professora Josete será homenageada
Por iniciativa de Angelo Vanhoni (PT), na segunda-feira (16), a CMC promove uma solenidade em homenagem a Professora Josete (PT), que está em seu quinto mandato (061.00086.2024). Ela foi eleita pela primeira vez em 2004 e não retorna ao Legislativo para a 19ª Legislatura porque decidiu não disputar a reeleição para um novo mandato. Professora de formação, Josete Dubiaski da Silva integra o seleto time de 31 mulheres que já exerceram a função na capital até 2024.
Com 20 anos de serviços prestados no Poder Legislativo, Josete também marca a história da instituição por ter sido uma das três mulheres que já exerceram a função de segunda-secretária da Mesa Diretora (biênio 2021-2022). No pleito de 2020, a vereadora recebeu um total de 5.856 votos. Em número de mandatos, Professora Josete só fica atrás de Julieta Reis e de Nely Almeida, que representaram a população curitibana em seis legislaturas, conforme dados da Galeria das Vereadoras. A sessão solene será às 18h30 no Palácio Rio Branco.
Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. As solenidades da próxima semana serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba