Na sétima tentativa, Hernani conquistou vaga de vereador em Curitiba
Natural de São Paulo, Hernani veio morar em Curitiba quanto tinha apenas dois anos de idade. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)
"Se tivesse um campeonato de quem mais disputou eleição, eu era o campeão", disse o vereador Hernani. Ele conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba após sete tentativas. Em 2020, foi eleito com 3.136 votos. Para o parlamentar, a diferença no último pleito foi a composição da chapa da qual participou. Atualmente, está filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A relação com Curitiba começou quando Hernani tinha apenas 2 anos de idade. Ele nasceu em São Paulo, mas ainda criança veio com a família para a capital paranaense. Cresceu no Bairro Alto, em um momento em que a região começava a se urbanizar. "O Bairro Alto era uma chácara, uma fazenda, que foi se dividindo e formando o Bairro Alto", contou. "O acesso à escola era difícil. Você tinha de caminhar quase três quilômetros", complementou. Ele revelou que ainda jovem começou a trabalhar com funilaria e pintura.
Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube
Como parlamentar, Hernani defende as bandeiras da educação, da reinserção social e da saúde. Entre seus projetos de lei, ele destacou a possibilidade de criar o Programa Municipal de Assistências aos Órfãos do Feminicídio. O vereador explicou que a iniciativa prevê um auxílio para familiares que ficarem com a tutela dessas crianças. Por gerar custos para o Poder Executivo, o projeto foi barrado, mas o vereador disse que deve reapresentar o projeto de lei, com ajustes, em parceria com outro parlamentar.
O vereador Hernani também falou sobre o projeto de lei envolvendo a equoterapia para pessoas com deficiência. A ideia surgiu em conversas com oficiais do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, da Polícia Militar do Paraná. Mais uma vez o vereador revelou que o projeto foi barrado por problemas, mas que a ideia deve prosperar via decreto. Além disso, Hernani salientou a importância da lei que flexibilizou o horário do comércio, cujo projeto assinou como coautor.
CMC Podcasts: um podcast para Curitiba chamar de seu
Ampliar a transparência da Câmara de Curitiba e oferecer um novo canal de diálogo da instituição e dos representantes eleitos com a população da cidade. Esses são os objetivos dos programas do CMC Podcasts. Além dos perfis de vereadoras e vereadores apresentados no Você me representa, o CMC Podcasts conta com outros 13 programas, que abordam temas importantes para a capital paranaense. As gravações são exibidas no YouTube e no Spotify.
Assista à entrevista com o vereador Hernani no Você me representa via YouTube ou Spotify
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba