Na segunda, Câmara debate com sindicatos o Plano de Recuperação

por Assessoria Comunicação publicado 05/05/2017 10h55, última modificação 18/10/2021 11h01

Nesta segunda-feira (8), durante a sessão plenária, os vereadores abrirão espaço para que os sindicatos dos servidores municipais se pronunciem sobre o Plano de Recuperação enviado pela Prefeitura de Curitiba ao Legislativo. A nova rodada de diálogo entre as entidades e os parlamentares foi acordada nesta quinta (4), em reunião com a Comissão Executiva da Câmara Municipal (leia mais).

Os cinco sindicatos do funcionalismo municipal terão uma hora para apresentar os pontos que consideram mais controversos dos 12 projetos de lei que tramitam no Legislativo. Será a oitava vez, desde o mês de março, quando a imprensa começou a noticiar o teor do ajuste fiscal pretendido pelo Executivo, antes mesmo do protocolo das mudanças, que a Câmara Municipal debate o assunto com os sindicatos – confira as notícias abaixo.

Feitas dois meses atrás, as promessas de convocar os secretários da prefeitura para explicar os projetos de lei e de não tramitar com urgência as proposições, feitas pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), têm sido cumpridas (leia aqui e aqui).

Nessa reunião com os sindicatos, Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito na Câmara, adiantou que planeja levar à votação neste mês os primeiros projetos do Plano de Recuperação. A reforma do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e as mudanças na cobrança da taxa de lixo, que seria desvinculada do IPTU, têm prioridade, afirmou Petruzziello.

Extraordinária
Hoje, às 14 horas, será realizada uma reunião extraordinária da Comissão de Legislação com os sindicatos. A ideia é antecipar o debate, antes de os projetos do Executivo serem colocados para análise no colegiado. São esperadores representantes do Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), Sismmac (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba), Sigmuc (Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba), Sinfisco (Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais de Curitiba) e do SindiCâmara (Sindicatos dos Servidores da Câmara de Curitiba).

Acompanhe o diálogo com os sindicatos:
Comissão Executiva e sindicatos discutem ajuste fiscal do município

Plano de Recuperação: sindicatos criticam Lei de Responsabilidade

Vereadores repercutem bate-boca entre prefeito e servidores

Sindicatos pedem que Prefeitura retire projetos do Plano de Recuperação

“Vamos convocar secretários”, diz presidente sobre Plano de Recuperação

Evento critica reforma da Previdência e mudanças no IPMC

Mesmo sem projetos do ajuste fiscal, Câmara ouve sindicatos

Vereadores prometem diálogo aberto com professores em greve

Reforma na Previdência não tramitará com urgência, diz Serginho

Ajuste fiscal: vereadores abrem diálogo com sindicatos