Na retomada das sessões plenárias, Sabino Picolo destaca diálogo
“Vamos conduzir nosso trabalho sempre no diálogo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), em discurso na sessão desta segunda-feira (5) – a primeira após o recesso parlamentar de julho. Nos próximos meses, lembrou o vereador, o Legislativo terá discussões relevantes, como a revisão da Lei de Zoneamento. A análise do projeto nas comissões permanentes está na reta final, mas a população ainda pode participar da consulta pública ao texto, por meio de formulário disponível no site institucional.
Em um breve balanço do primeiro semestre de 2019, o primeiro sob a gestão da atual Mesa Diretora, Picolo também destacou o diálogo. “[Na abertura dos trabalhos legislativos, em fevereiro] falei que seria o presidente dos 38 vereadores. Independentemente do partido de cada um. Estamos buscando dialogar com todos, sem distinção”, disse ele. O trabalho, em sua avaliação, tem sido “muito produtivo”.
“Conseguimos aprovar leis importantes. Recebemos representantes da sociedade civil organizada, de sindicatos e empresários. Atendemos a todos”, acrescentou o presidente da CMC. “Na votação da bilhetagem eletrônica [em junho], que aparentemente seria uma polêmica grande, graças ao diálogo, à mediação deste Parlamento, conseguimos uma votação por unanimidade. Os 34 vereadores que estavam aqui [no primeiro turno] votaram sim.”
Palácio Rio Branco
Além da modernização do sistema de transmissão das sessões, Sabino Picolo falou sobre outras melhorias realizadas pela gestão, como na acessibilidade, rede elétrica, móveis, iluminação e elevadores da Câmara. “Coisas importantes que fizemos aqui. Todos os prédios [do Legislativo] estão de acordo [com as exigências do Corpo de Bombeiros] e devemos receber o alvará ainda esta semana”, declarou.
A ideia é que o Palácio Rio Branco receba iluminação cênica, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, em datas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. O vereador também adiantou que o calendário oficial de Natal da cidade terá uma atividade nas escadarias do edifício histórico, cujas obras foram concluídas em 1895 (saiba mais). “Que este prédio seja referência para as famílias curitibanas.”
Picolo ainda agradeceu o prefeito Rafael Greca e sua equipe pela revitalização da praça Eufrásio Correia, em frente ao Legislativo, oficialmente entregue pela prefeitura nesta manhã, antes da sessão plenária. “Me incomodava muito essa praça. Eufrásio Correia foi um grande político e empresário. Nós a resgatamos para as pessoas de bem, para Curitiba”, citou. O presidente agora espera que a fachada de imóveis históricos, localizados no entorno do logradouro, sejam restauradas por meio do programa Rosto da Cidade, aprovado na CMC em março passado.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba