Na reabertura das sessões, Richa destaca investimentos

por Assessoria Comunicação publicado 01/08/2007 18h55, última modificação 17/06/2021 07h57
Em sessão conduzida pelo presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a Câmara Municipal de Curitiba reabriu, na tarde desta quarta-feira (1º), os trabalhos do segundo semestre, com a presença do prefeito Beto Richa, do vice-prefeito, Luciano Ducci, secretários municipais e demais vereadores. O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), fez a saudação, ressaltando as ações desenvolvidas pelo Legislativo e parabenizando as vitórias obtidas no governo Richa, com reflexos não somente em âmbito municipal, como estadual e federal. O vereador destacou as grandes obras viárias, de saúde e de revitalização urbana que estão sendo implantadas na cidade. “Foram realizadas 36 obras na área da saúde, sendo que o projeto Mãe Curitibana foi reconhecido internacionalmente”, disse, elogiando iniciativas “de coragem” e reconhecidas pela população, como a retirada do estacionamento da Avenida Visconde de Guarapuava e a remodelação da Praça do Batel.
Na tribuna, Beto Richa afirmou que o Executivo tem cumprido todos os compromissos assumidos e está atingindo plenamente as metas, priorizando regiões carentes. O prefeito frisou a redução da dívida do município e os resultados conquistadas “com muita seriedade, por meio do bom relacionamento com os vereadores, que promovem a discussão de mensagens importantes e complexas enviadas pela administração municipal”.
“Nossa gestão concilia ações de cidadania e inclusão social com a formação de um ambiente propício aos negócios, mediante a atração de empresas de alta tecnologia, geração de empregos, capacitação de empreendedores e qualificação profissional, tornando Curitiba uma cidade competitiva no contexto da globalização dos mercados”, complementou o prefeito.
Neste ano, segundo Beto Richa, serão investidos R$ 366 milhões na construção de escolas, creches, unidades médicas, estrutura viária, transporte coletivo, pavimentação e saneamento. O programa de moradias populares foi intensificado, em parceria com a Caixa Econômica Federal, além de um novo programa de investimentos habitacionais incluído no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), “o que representa o maior programa de habitação da cidade nos últimos 20 anos, beneficiando mais de 20 mil famílias”.
O prefeito informou, ainda, sobre o Banco Santander, que venceu licitação pública, conquistando o direito de administrar a folha de pagamento dos servidores municipais. O valor do lance, de R$ 140,5 milhões, deverá ser investido em educação, saúde e infra-estrutura urbana. “São quase 1,8 mil obras já concluídas e outras 500 que serão iniciadas já nas próximas semanas”, disse.
Relatório
O quarto secretário da Câmara, Pastor Gilso de Freitas (sem partido) leu o relatório de atividades parlamentares de janeiro a julho, quando foram apresentados mais de 11 mil documentos, entre pedidos de informação, projetos, emendas e indicações. Além disso, o parlamentar ressaltou que foram distribuídas 1,1 mil matérias pela assessoria de imprensa e registrados mais de 1,4 milhão de acessos ao site da Casa. “Destacamos que este resultado só foi possível com o apoio dos vereadores e o esforço e dedicação dos funcionários deste Legislativo”.
Novidades
A Diretoria de Informática da Câmara está desenvolvendo, para a implantação ainda neste ano, novos sistemas de TV Online e de proposições legislativas, para facilitar consultas e ampliar benefícios aos usuários. Também está em estudo nova versão do site, intranet e quiosques multimídia, além da implantação de rede sem fio para acesso à internet no auditório da Casa.
Presenças
Participaram da abertura dos trabalhos os secretários municipais de Comunicação Social, Deonilson Roldo; Defesa Social, coronel Itamar dos Santos; Abastecimento, Norberto Ortigara; os presidentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto; Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche; Fundação de Ação Social, Fernanda Vieira Richa; Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana; Instituto Curitiba de Saúde, José Lupion Neto; Urbs, Paulo Afonso Schmidt, e o administrador da Regional do Portão, Fernando Guedes.