Na quinta, jurista Manoel Antonio Teixeira Filho será Vulto Emérito de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/11/2023 09h00, última modificação 17/11/2023 09h31
Homenagem da CMC foi aprovada pelos vereadores em outubro de 2022.
Na quinta, jurista Manoel Antonio Teixeira Filho será Vulto Emérito de Curitiba

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na próxima quinta-feira (23), às 19h30, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoverá uma sessão solene para homenagear o advogado, jurista e professor universitário Manoel Antonio Teixeira Filho. Ele receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba, honraria destinada a pessoas nascidas na capital que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

Com 75 anos de idade, Manoel Antonio Teixeira Filho é casado e tem dois filhos. Foi juiz togado do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, docente na Faculdade de Direito de Curitiba e na Associação da Magistratura do Trabalho, tendo proferido mais de 400 palestras e escrito 28 livros. No ano de 2000, foi agraciado com o título de Professor Emérito da Faculdade de Direito de Curitiba e é reconhecido como uma das referências nacionais acerca do Direito Processual do Trabalho.

A homenagem ao jurista e advogado foi aprovada pelo plenário em outubro de 2022 (007.00004.2022) e a iniciativa partiu de iniciativa de Nori Seto (PP), autor da lei municipal 16.077/2022. O requerimento que agendou a realização da sessão solene, que acontecerá no Palácio Rio Branco, foi acatado no dia 2 de outubro deste ano (061.00058.2023).

O que é o título de Vulto Emérito de Curitiba?

O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.

Quando as sessões solenes são realizadas no Legislativo?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade em homenagem a Manoel Antonio Teixeira Filho será na quinta-feira, 23 de novembro, às 19h30, com transmissão pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.