Na quinta-feira, CMC entrega Vulto Emérito ao dono da Risotolândia
Na próxima quinta-feira (9), às 19h30, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para homenagear o empresário Carlos Antônio Gusso, proprietário da Risotolândia. Ele receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba, honraria destinada a pessoas nascidas na capital que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.
O autor da lei que deu origem à homenagem é o vereador Tito Zeglin (PDT) – conforme requerimento aprovado pelo plenário em 15 de fevereiro (061.00003.2023). A honraria (lei municipal 16.110/2022) foi aprovada pela Casa em dezembro passado. Curitibano, Carlos Gusso é formado em Administração de Empresas e interrompeu sua carreira como executivo no Citybank, ainda em 1975, para assumir a gestão do restaurante da família, que havia sido fundado em 1953 por seus pais.
Na ocasião da aprovação do Vulto Emérito, o parlamentar destacou o crescimento da empresa, que hoje a Risotolândia – presente em seis estados (PR, SC, RS, RJ, MG E SP) – ocupa a liderança no Paraná no segmento de refeições coletivas e figura entre as cinco maiores do país. A homenagem deste Legislativo ao empresário entrará para seu currículo pessoal e profissional que já acumula mais de 270 prêmios e comendas, entre eles o Prêmio Barão do Cerro Azul (1998) e o Sócio Benemérito (2022), ambos da Associação Comercial do Paraná (ACP).
Vulto Emérito
O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.
A sessão solene que marca a entrega da honraria a Carlos Antônio Gusso será na quinta, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da CMC: no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba