Na quarta, sessão solene comemora o Dia da Reforma Protestante
Na próxima quarta-feira (1º), a Câmara de Curitiba realizará, por proposição do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), sessão solene em comemoração ao Dia da Reforma Protestante. A solenidade está marcada para as 20h, no Palácio Rio Branco. O parlamentar é autor da lei, sancionada em maio, que institui o Dia da Reforma Protestante no calendário oficial de eventos de Curitiba (lei 15.022/2017). “É um momento único e histórico para todos da comunidade cristã, que tem que ser comemorado”, justifica.
Dr. Wolmir explica que o Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de outubro, porque foi nesta data, em 1517, que Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo de Wittemberg, na Alemanha, as 95 teses. “O monge católico estava conclamando o povo e os eruditos a repensarem o modo como interpretavam e viviam o cristianismo”, relata.
Na sessão solenete estarão o presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) do Paraná, Pr. Irineu Rodrigues; o Pr. Sinodal Odair Braun, do Sínodo Paranapanema na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); o Pr. Jonas Eduardo Lindner, do Distrito Paraná Leste da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (Ielb); o Bispo Cirino Ferro, do Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), e diversas lideranças evangélicas da cidade.
A cerimônia contará com uma apresentação do solista Gilberto Bachmann e do coral da Igreja Luterana Martin Luther, regido pela organista Pauline Roeder Siqueira. O acesso ao Palácio Rio Branco, prédio histórico da Câmara de Curitiba, se dá pela escadaria da rua Barão do Rio Branco.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba