Na quarta-feira, Tribuna Livre recebe o Hospital Evangélico Mackenzie
Inaugurado em 1959, o Hospital Evangélico Mackenzie é administrado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo desde 2018. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Tribuna Livre da próxima semana recebe a direção do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. O debate com os vereadores e vereadoras, que será voltado às ações e projetos executados pela instituição de saúde, será na quarta-feira (27), durante a sessão ordinária. A iniciativa do evento é de Noemia Rocha (MDB), conforme requerimento apresentado à Câmara Municipal de Curitiba em maio (067.00028.2023).
Na justificativa do pedido, a vereadora explica que a direção do hospital vai apresentar ao plenário dados atualizados a respeito da intensa e relevante atuação da entidade em Curitiba, além dos “seus desafios, projetos e perspectivas junto ao Poder Público e sua atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde [SUS]”.
Inaugurado em 1959, o Hospital Evangélico Mackenzie é administrado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo desde 2018. A instituição oferece atendimento médico geral e de alta complexidade, sendo referência no SUS de Curitiba para casos de urgência e emergência, queimaduras e gestação de alto risco. No ano passado, a CMC recebeu a direção da entidade, ainda em fevereiro, quando foi apresentado o resultado da reestruturação do hospital feita pelo Instituto Presbiteriano.
Como surgem os temas da Tribuna Livre da CMC?
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas das discussões são sugeridos pelos vereadores. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem às quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. É vedada apenas a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba