Na próxima sexta, audiência pública na CMC debate a ciclomobilidade
As condições atuais para o uso das bikes em Curitiba serão debatidas com a sociedade civil, o poder público e os coletivos de ciclistas. (Foto: Carlos Costa/CMC)
“Ciclomobilidade em Curitiba” é o tema da audiência pública na próxima sexta-feira (18), a partir de 14 horas. O evento é uma iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), conforme requerimento aprovado em 17 de maio (407.00018.2021). A atividade da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá transmissão, em tempo real, pelos canais do Legislativo nas redes sociais. O debate pretende esclarecer com a prefeitura quais são as previsões para a implantação do Plano Cicloviário, qual o orçamento destinado para o plano e o que a atual gestão pretende entregar até 2024.
"A bicicleta é uma alternativa sustentável tanto do ponto de vista do meio ambiente como economicamente. Em meio à pandemia, ainda se torna uma alternativa segura de transporte no que tange à contaminação. Apesar disso, a Prefeitura de Curitiba não tem priorizado esse meio de modal e também não deixa claro suas intenções para a ciclomobilidade", diz a justificativa para a realização do debate. Maria Leticia ainda destaca que não existe orçamento municipal previsto para a execução do Plano Cicloviário em Curitiba, e que apenas 12,3 km de ciclovias foram implantados nos últimos dois anos.
“A meta de Curitiba é ter 408 km de estruturas cicloviárias até 2025, mas por enquanto temos só 220,8 km realizados. Queremos entender como está esse planejamento e como serão os próximos passos de execução, as previsões de realização de cada etapa e os prazos previstos de conclusão. Mais do que um plano de estrutura cicloviária, a cidade precisa de uma política pública de mobilidade sustentável, melhorando a segurança do ciclista e criando protocolos de atendimento específicos em casos de acidentes”, completa a vereadora.
São esperados na audiência pública representantes do poder público, da sociedade civil, dos coletivos de ciclistas e de cidadãos ciclistas para discutir as condições atuais para o uso da bicicleta na cidade. Foram convidados o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); o presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba); a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Maria Battistella; André Turbay, especialista em Gestão Urbana e professor da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Viviane Mendonça, ciclista e autora do blog Vou de Bike e Salto Alto; e Renata Falzoni, ciclorepórter, cicloativista e fundadora Night Bike's Club.
A audiência pública será transmitida pelas redes sociais do Legislativo – YouTube, Facebook e Twitter – dia 18 de junho, a partir de 14 horas. Clique aqui para saber mais sobre os debates com participação popular já realizadas pela CMC em 2021.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba