Na Câmara, entidades discutem políticas públicas de migração

por Assessoria Comunicação publicado 04/10/2013 16h05, última modificação 20/09/2021 10h12

Nesta sexta-feira (4) a presidência da Câmara recebeu a visita de entidades públicas e da sociedade civil com o objetivo de debater questões pertinentes ao aumento da presença de estrangeiros no município de Curitiba, bem como a comunicação entre órgãos administrativos para a melhor aplicação das ações em prol destas pessoas.
    
Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara, declarou que a Casa sempre estará aberta às ideias e propostas que visem a inclusão social de segmentos desfavorecidos, como é o caso dos migrantes, mas o parlamentar ressaltou que “todas as ações nesse sentido devem estar pautadas no respeito ao multiculturalismo”. Ainda para Salamuni, “a questão envolve múltiplos fatores, como a prestação de serviços educacionais, de saúde e muitos outros, cuja eficiência dependerá da estreita comunicação entre os órgãos e entidades”.   
    
Para Gladys de Souza, representante da Casa Latino Americana (Casla), “a partir do momento em que as instituições percebem que a presença dos migrantes é positiva e salutar para o crescimento do município, fica mais viável melhorar o atendimento a estas pessoas, principalmente no que diz respeito à preservação dos direitos humanos”. Ainda segundo Gladys, a existência de um conselho municipal pode facilitar as políticas públicas voltadas os estrangeiros que aqui chegam. “Havendo colaboração entre os órgãos envolvidos, a aplicação dessas políticas será muito mais efetiva”, esclareceu Gladys.
    
Nádia Floriani, advogada e presidente da Comissão de Direitos dos Refugiados e Migrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – seção PR, comentou que “no dia 17 de outubro, a OAB – PR em associação com a Casa Latino Americana lançará a campanha "Somos todos migrantes", que terá a duração de seis meses. O evento será o mote para que as entidades envolvidas com a busca de soluções para a população migrante criem uma rede de apoio conjunto”.
    
Além do presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV), também participaram da reunião representantes da administração pública municipal (Secretarias da Saúde, Educação, Relações com a Comunidade, Instituto Municipal de Turismo e Fundação de Ação Social), além de outras instituições, como o Ministério Público do Paraná (MPPR), Polícia Federal, Defensoria Pública Federal e a Pastoral do Migrante.