Na 1ª visita à Câmara, arcebispo de Curitiba propõe diálogo

por Assessoria Comunicação publicado 27/05/2015 13h05, última modificação 30/09/2021 09h58
Nomeado no dia 19 de abril pelo papa Francisco, o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, fez a primeira visita oficial à Câmara Municipal. Ele foi recepcionado pelos vereadores, na sessão desta quarta-feira (27), a convite de Pedro Paulo (PT), autor de votos de congratulações e aplausos ao titular do principal cargo da hierarquia da Igreja Católica no Paraná.

"Não esperava tanta receptividade. Fui convidado a usar a palavra em uma sessão tão importante [de prestação de contas]", disse. Dom Peruzzo propôs o diálogo entre as religiões cristãs em prol da cidade e citou uma frase do papa Paulo VI, nos anos 60, de que "a política é uma das formas mais sublimes de exercer a caridade".

"Há muitas realizações sublimes assumidas, propostas e efetivadas por muita gente que tem o bem comum como grande causa", declarou. "O local onde o povo é ouvido recebe uma configuração de sublimidade. Que o Espírito de Deus os faça servos da verdade e os abençoe", concluiu.  

A nomeação de dom Peruzzo pelo papa Francisco havia sido anunciada no início de janeiro, após a morte de dom Moacyr José Vitti, em junho passado. Natural de Cascavel (PR), ele tem como lema episcopal “Fazei discípulos...Ensinai”. Possui mestrado em ciências bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e doutorado pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Dom Peruzzo era, desde 2005, bispo de Palmas e Francisco Beltrão e exercia a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O convite à visita havia sido feito pelo vereador Pedro Paulo na entrega dos votos de congratulações (077.00001.2015), em abril, na Cúria Metropolitana.