Mulheres são homenageadas na Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 07/03/2007 21h50, última modificação 15/06/2021 09h25
“Quero parabenizar todas as mulheres pelo seu dia (8 de março) em meu nome, do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e dos demais parlamentares”, disse o primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tito Zeglin (PDT), na sessão plenária desta quarta-feira (07). Na ocasião, foi exibido um vídeo destacando mulheres que conquistaram importante espaço na sociedade e o motivo da escolha da data, uma iniciativa de Derosso e da assessora Mari Pessin, psicopedagoga, em homenagem à bancada feminina da Casa.
Dia Internacional
Em oito de março de 1857, cerca de 130 mulheres entraram em greve e morreram queimadas dentro de fábrica de tecidos, em Nova York, nos Estados Unidos, onde trabalhavam. Outra paralisação, desta vez na Rússia, também colaborou para a instituição do Dia Internacional da Mulher.
As operárias da fábrica de tecido entraram em greve para pedir a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas e o direito à licença-maternidade. A polícia interveio. As mulheres foram trancadas na fábrica e morreram carbonizadas.
Em uma conferência em Copenhague, na Dinamarca, em 1910, foi estabelecido que o Dia Internacional da Mulher seria 8 de março. A data só foi reconhecida em 1975 pela Organização das Nações Unidas.
O preconceito no campo do trabalho, onde as mulheres recebem 65% menos que os homens pela mesma função, a dupla jornada e os quatro milhões de abortos realizados ao ano, além das agressões sofridas, também foram comentadas. Diversos parlamentares usaram a tribuna para saudar as mulheres e pedir a consolidação dos diretos conquistados.
Vereadores
O vereador Angelo Batista (PP) reconheceu a importância de se comemorar a data e disse que, apesar das mulheres terem espaço na sociedade, precisam de maior reconhecimento. “Com garra, disposição e persistência, estão aumentando seu espaço”, opinou.
Jair Cézar (PTB) parabenizou as parlamentares mulheres e destacou a importância da discussão sobre a liberdade feminina. Também a petista Roseli Isidoro saudou as mulheres em geral e especialmente as funcionárias da Casa, agradecendo sua contribuição valiosa. Já o vereador Custódio da Silva (PAN) disse que o mundo será mais justo quando as mulheres galgarem novos postos estratégicos.
“Tenho tanto carinho e respeito pelas mulheres que Deus me deu a graça de nascer no dia 8 de março”, destacou o vereador Jorge Bernardi (PDT).
Na tribuna, a vereadora Nely Almeida (PSDB) falou sobre o encontro realizado pelo Legislativo Municipal , pela manhã, onde temas de relevância para as mulheres foram debatidos. Pediu a todos que refletissem sobre “a importância da conscientização sobre a posição das mulheres no mundo, que é machista”. Pediu, também, a criação de mais creches, escolas em tempo integral e educação para as mulheres. “Só assim se pode fazer uma grande nação”.
A vereadora professora Josete (PT) lembrou aos parlamentares das políticas públicas implantadas pelo presidente Lula em benefício da classe, criando a Secretaria Especial para Mulheres, que tem status de Ministério.
Encerrando as manifestações, o vereador sindicalista Manassés Oliveira (sem partido), disse que 70% dos trabalhadores que integram o Sindicato dos Empregados em Asseio e Conservação (Siemaco) são mulheres e que, no próximo domingo, dia 11, haverá homenagem a elas.
Acompanharam a sessão os vereadores do município de Maravilha (SC), Aldocir Luiz Seiffert (PT) e Cesar Frandolozzo (PP); Rosa Lopes Smarzabo (PTB), de Tapiara do Norte (PR), e Jean Claude, único vereador eleito pelo PAN no Espírito Santo, na cidade de Itapemirim.