Mulheres falam em conquistas futuras

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2010 17h00, última modificação 29/06/2021 07h03
A bancada feminina da Câmara de Curitiba homenageou 30 mulheres com destaque em suas áreas de atuação e a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, morta no dia 12 de janeiro, em terremoto no Haiti. A sessão solene, nesta segunda-feira (8), dirigida pela vereadora Professora Josete (PT), marcou o Dia Internacional da Mulher.
Em discurso de saudação, a vereadora Mara Lima (PSDB) lembrou que a data deve ser comemorada não apenas como data alusiva ao fato passado, mas sim para celebrar conquistas futuras. “Esse dia é um marco da luta em busca da transformação da sociedade”, disse a parlamentar, acrescentando que “nós, mulheres, merecemos os parabéns e todo o carinho da sociedade, pois somos responsáveis pelo lar, pelas funções familiares e atividades profissionais. Somos persistentes e batalhadoras.”
Homenagem póstuma
A parlamentar destacou os direitos conquistados e apontou a desigualdade na representação legislativa. Mara Lima comentou a respeito da violência sofrida pelas mulheres e a conquista que a Lei Maria da Penha representa.
Também usou a tribuna a vereadora Julieta Reis (DEM), que, em nome da bancada feminina do Legislativo municipal (também composta por Mara Lima, Noemia Rocha - PMDB, Renata Bueno - PPS, Dona Lourdes - PSB e Professora Josete) prestou homenagem póstuma à médica Zilda Arns. “Pela grandeza de espírito comunitário, altruísmo, caridade e agente de transformação social que foi e por sua atitude que nos dignifica como mulheres, prestamos especial homenagem”, disse Julieta.
Reconhecimento
Agradecendo em nome das mulheres que receberam a honraria, a escritora Liamir Santos Hauer falou da importância de ser mulher e da contribuição na sociedade. Ao encerrar a sessão, Professora Josete comunicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto conferindo à Secretaria Especial de Políticas para Mulher o status de Ministério. Também leu o poema “Mulher”, de Maria Helena de Andrade.
As mulheres homenageadas pela vereadora Dona Lourdes são Angélica Maria Zeszotko, Cleodeci Veiga Vargas Mikoszewski, Eliete Ester Marchini Rodrigues da Cruz, Maria Costa Silva e Rosa Maria da Rocha.
Mara Lima indicou Elizamar Leando Paes, Doracilha Caputti e Silva, Alba Rejani Sanches Lopes de Oliveira, Lucia dos Santos de Jesus e Andréa de Oliveira Carneiro. Professora Josete homenageou Cecilia de Souza Lima, Irmã Anete Giordani, Lucimara das Graças Camargo de Oliveira e Marciana da Cunha Bastos,Darli de Fátima Sampaio.
Entre as mulheres destacadas por Renata Bueno estão Janine Correia, Angela Deferrari Prates, Marielle Loyola Portilho, Zenaide Fernandes Mendes Cordeiro e Liamir Santos Hauer
Julieta Reis prestigiou Vânia Maria Souza Ennes, Ana Maria Taques Ghignone, Luciane Bortoleto, Geny Sass Eppinge e Dinorah Botto Portugal Nogara.
A representante feminina do PMDB nas Câmara, vereadora Noemia Rocha indicou Dirce Santos Ferreira Siqueira, Edimara Fait Seegmuller, Maria Lúcia Gomes, Euda Mara da Silva Ferreira e Roseli da Silva Pinto Terres.
Presenças
A presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vosnika; a cônsul geral da República da Polônia, Dorota Joanna Barys; a presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Dinorah Botto Portugal Nogara; o presidente da Cruz Vermelha do Paraná, Lauro Grein Filho; a governadora do Clube Soroptimista, Mariza Soares Azevedo, e o secretário municipal do Governo, Rui Hara, entre outras autoridades, prestigiaram a sessão solene.