Mulheres empreendedoras serão homenageadas

por Assessoria Comunicação publicado 15/03/2012 16h45, última modificação 16/08/2021 12h39
Dezessete mulheres receberão o prêmio Mulheres Empreendedoras na Câmara Municipal de Curitiba na noite desta quinta-feira (15). Entre elas está a secretária de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. A iniciativa de homenageá-la é do vereador Zé Maria (PPS), que lembrou sua passagem como presidente da Fundação de Ação Social (FAS), onde teve a oportunidade de criar o programa Família Curitibana, que hoje beneficia mais de mil famílias.
Assim como ela, diversas mulheres que se destacaram na área social vão receber o prêmio. O líder do prefeito na Casa, vereador João do Suco (PSDB), indicou Cynthia Maria Martins Werpachowski, presidente da Associação dos Moradores de Santa Quitéria (Amorsq) e conselheira tutelar do Portão. Artesã e empreendedora, é uma das fundadoras da feira de artesanato do Santa Quitéria.
Tito Zeglin (PDT) vai homenagear Irma Ragalsky, que é presidente do Clube de Mães Itamarati e vice-presidente da Associação do Idoso Uberaba. Ela desempenha trabalhos voltados à comunidade, na distribuição de alimentos e sopão para famílias, idosos e moradores de rua.
Mara Lima (PSDB), atualmente deputada estadual, vai prestar homenagem à pastora Miriam Rose Pessanha de Souza, que é pastora da 3ª Igreja do Evangelho quadrangular de Curitiba. É referência na música gospel, com oito trabalhos gravados em CD e DVD. É também vice-presidente da Comunidade Terapêutica Odá de Castro Pessanha.
A assistente social Andrea Moreira de Castilho Koppe, presidente da Universidade Livre para a Eficiência Humana, foi indicada pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB). Ela é sócia diretora da Valor Social e desenvolve projetos de responsabilidade social e de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Maria Inês Malanga é presidente da Associação das Amigas da Mama (AMMA) e participa dos programas que visam o resgate da auto-estima de mulheres em tratamento do câncer de mama. Também recebe a indicação do vereador Zé Maria.
Empresárias
A empresária Juliana Faigenbaum Lucchesi, sócia da agência Gold Arrow Viagens & Turismo, tornou a empresa uma referência no ramo. Especializada na área de cruzeiros marítimos, recebeu diversas premiações. Receberá o prêmio das mãos de Denilson Pires (DEM).
Marlene da Rocha, empresária do ramo de lavanderia, receberá o prêmio por iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM). Sua empresa conquistou credibilidade devido à sua preocupação com a qualidade dos serviços oferecidos, que vão desde a coleta até a restauração de peças.
Julieta também indicou Rosely Regina Pereira da Silva, que administra a empresa Impressora Imperial do Brasil, onde são desenvolvidos trabalhos de criação, arte, marketing e impressão. É voluntária do projeto social “Deus Sempre Ilumina”, cuja missão é oferecer novas perspectivas de inclusão social às comunidades carentes por meio da educação, esporte e cultura.
Adriani Ivalde Nichele Kusma, proprietária da Nichele Turismo é outra homenageada. Em 2011, recebeu o 2º lugar do Prêmio Agência de Viagens Paraná, do grupo Costa Cruzeiros. Seu nome foi sugerido pelo vereador Tico Kuzma (PSB).
O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) indicou Deborah Dzierwa, administradora de empresas especialista em atividades de planejamento, controle e administração financeira. É vice-presidente da Delta Fertilizantes e, em 2007, ganhou prêmios de Empresária Notável e Mulher Executiva de Sucesso. Por suas ações políticas de responsabilidade social, recebeu o prêmio Solidariedade.
Dona Lourdes (PSB) propôs a homenagem a Márcia Terezinha de Mello Rezende, farmacêutica e proprietária da Farmácia Amanda, no bairro Santa Quitéria.
Janine Ataide Massolin, diretora presidente da Conquista Marketing Social, recebe o prêmio por sugestão do vereador João do Suco. Ela é graduada em psicologia, administradora e consultora do Terceiro Setor. Com experiência de 13 anos como dirigente de organização não governamental, presta consultoria a outras instituições, através da capacitação profissional e planejamento estratégico para captação de recursos.
Gastronomia
Mulheres que se destacaram no ramo da gastronomia também receberão o prêmio. Flora Madalosso Bertolli, que está à frente do restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, será homenageada por indicação de Jorge Yamawaki (PSDB). A casa é referência gastronômica no Brasil, com espaço para 4.800 pessoas.
Zélia da Silva, proprietária do restaurante Per Tutti Churrascaria e Grill, teve seu nome indicado pelo vereador Juliano Borghetti (PP).
Profissionalismo
Sonia Ana Charchut Leszczynski é graduada em psicologia e doutora em educação pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. É professora e chefe do Departamento de Educação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui experiência em educação tecnológica, formação de professores e empreendedorismo social. A homenagem foi proposta pelo vereador Tito Zeglin.
Rosângela Mazzarotto, indicada por Denilson Pires, é arquiteta e urbanista, especialista em concepção de projetos arquitetônicos de interiores e paisagismo, além de desenvolvimento e compatibilização de projetos. Atua na KRD Arquitetura.