Mudanças na eleição dos diretores de escolas segue para sanção
Em segunda votação unânime, com 29 votos favoráveis, a Câmara de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (14), o projeto do Executivo que altera a lei 14.528/2014, referente à eleição dos diretores e vice-diretores das escolas municipais. A principal mudança é para que todos os estabelecimentos tenham o vice-diretor, cargo que hoje só existe nos equipamentos com mais de 300 alunos (005.00348.2017). A proposição agora depende da sanção do prefeito. Depois disso, o pleito poderá ser convocado. O processo deste ano, conforme emenda aprovada nessa segunda-feira (13), terá prazos excepcionais, mais curtos que o normal, para garantir sua realização ainda em 2017 (leia mais).
Além da ampliação do número de vice-diretores, o projeto desobriga a realização das eleições no mês de novembro. A Comissão Eleitoral, atualmente com 13 membros, terá 19, com a ampliação das vagas da Secretaria Municipal da Educação, do sindicato dos servidores do magistério (Sismmac) e dos representantes dos pais. Dentre outros pontos, o texto também atribui exclusivamente ao diretor ou ao vice a responsabilidade de gestão da escola à noite, nos casos em que há aulas nesse período.
Nesta terça, nenhum vereador discutiu o projeto. Apenas a Professora Josete (PT) justificou o voto. Ela lamentou a derrubada, nessa segunda, das quatro emendas assinadas por diversos vereadores e protocoladas por seu gabinete, e disse esperar que os debates retornem à pauta em futuras revisões da lei. “Uma das emendas rejeitadas dizia respeito à eleição também para os CMEIs. Não existe um argumento para que você tenha esse processo democrático nas escolas e não nos Centros Municipais de Educação Infantil”, afirmou. “Não concordo com o argumento que a pessoa [professor com duas matrículas, lotado em uma escola] em dois padrões, dois descontos, tem que votar duas vezes. Se a família tem direito a um voto, o professor com dois padrões é uma única pessoa”, completou.
Outras proposições
O plenário também confirmou, em segundas votações unânimes, a declaração de utilidade pública municipal ao Golden Boys Football Club (014.00012.2017), proposição de Zezinho Sabará (PDT), e os 35 indicados aos prêmios de Mérito Esportivo (088.00001.2017) e de Cultura e Divulgação (090.00001.2017), projetos de decreto legislativo da Comissão de Educação, Cultura e Turismo.
Sabará agradeceu os 27 votos ao seu projeto. O Golden Boys Football Club foi criado em outubro de 2004 para disputar o campeonato Peladão da Tribuna. A ideia é que jovens, ao treinar futebol, fiquem fora das ruas. Em relação aos prêmios, a cerimônia de entrega será na semana de 29 de março de 2018, por ocasião das festividades em comemoração ao aniversário da cidade (saiba mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba