Mudanças na educação serão debatidas na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2006 19h20, última modificação 14/06/2021 10h24
A Câmara de Curitiba, realiza, nesta quinta-feira (30), por proposição do primeiro vice-presidente, vereador Jair Cézar (PTB), seminário sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos em Curitiba. O evento será no auditório do Anexo II, a partir das 14h. O novo sistema aumenta em um ano o período do ensino fundamental e vem sendo questionado por muitos pais de alunos.
A proposta de Jair Cézar é promover ampla discussão entre os representantes de órgãos municipais, estaduais e particulares ligados ao ensino e à comunidade, preocupada com a cláusula de barreira, que estabelece o dia 1º de março como a data limite para que os alunos com seis anos completos possam ingressar no primeiro ano do ensino fundamental.
“Esta cláusula aflige muitos pais, pois uma criança que faz aniversário no dia 2 de março não poderá acompanhar os colegas, esperando mais um ano”, destaca o vereador. “A participação da comunidade no debate é muito importante, principalmente para esclarecer diversas questões que ainda estão confusas, como a da idade de corte”, diz o parlamentar, convidando pedagogos e profissionais do setor para que participem do evento.
Participantes
Confirmaram presença a secretária municipal de Educação, Eleonora Fruet; o Padre Domênico Costella, vice-presidente do Conselho Estadual da Educação, e Ricardo Fernandes Barbosa, diretor-geral da Secretaria de Estado de Educação, representando o secretário Maurício Requião. Também estarão presentes Fátima Ikiko Yokohama, diretora do Departamento de Educação Fundamental da Secretaria de Estado da Educação; Nara Luz C. Salamunes, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação; o representante do Ministério Público e Promotor de Justiça de Proteção à Educação, Clayton Maranhão, e o professor Ademar Batista Ferreira, diretor de ensino fundamental do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba (Sinepe).
Federal
De acordo com a lei federal aprovada no ano passado, até 2010 todos os Estados devem implantar o sistema de educação com duração de nove anos. Os alunos do ensino fundamental terão um ano a mais para aprender a ler e escrever, sejam de escola pública ou privada.
No Paraná, a lei deve ser aplicada a partir do ano que vem. O Conselho Estadual de Educação estabeleceu que a criança que tiver seis anos completos ou completar até 01 de março de 2007 poderá ingressar na 1a série do ensino fundamental de oito anos. Já as crianças que fazem seis anos a partir de 2 de março devem entrar no Jardim 3.