Mudanças climáticas: inclusão do tema nas escolas avança na Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/12/2024 12h05, última modificação 11/12/2024 12h11
Vereadores da Comissão de Meio Ambiente apoiaram a atualização da Política de Meio Ambiente, incluindo temas no conteúdo escolar.
Mudanças climáticas: inclusão do tema nas escolas avança na Câmara de Curitiba

A reunião da Comissão de Meio Ambiente foi transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Na manhã desta quarta-feira (11), os vereadores da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos deram seu apoio à inclusão dos temas das mudanças climáticas e da biodiversidade nos conteúdos escolares da capital do Paraná. A sugestão foi trazida à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pelo vereador Dalton Borba (Solidariedade), com o objetivo de incorporar inovações da lei federal 14.926/2024 à Política Municipal do Meio Ambiente.

A proposta inclui, nas diretrizes sobre educação ambiental, o “desenvolvimento de instrumentos e de metodologias com vistas a assegurar a efetividade das ações educadoras de prevenção, de mitigação e de adaptação relacionadas às mudanças do clima e aos desastres socioambientais, bem como ao estancamento da perda de biodiversidade”. Com o aval do colegiado, o projeto de lei (005.00107.2024) segue para análise da Comissão de Serviço Público e depois para o plenário da CMC.

A reunião da Comissão de Meio Ambiente foi presidida por Leonidas Dias (Pode), com a presença de Maria Leticia (PV), Nori Seto (PP), Sidnei Toaldo (PRD) e Zezinho Sabará (PSD). No encontro, os parlamentares também remeteram ao Executivo um projeto de lei de Pier Petruzziello (PP) que diminui a burocracia para poda em condomínios (005.00118.2024). A Prefeitura de Curitiba tem 30 dias para se manifestar sobre a proposta do vereador, período no qual fica suspenso o prazo do projeto dentro da comissão.