Movimento Legendários recebe homenagem na Câmara de Curitiba
Movimento Legendários é homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba. Iniciativa do evento foi do vereador Professor Euler. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
Nesta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene para homenagear integrantes do Movimento Legendários. De acordo com o vereador Professor Euler (MDB), proponente da homenagem e presidente da sessão, além de estimular a prática do montanhismo, o movimento também promove ações sociais e tem desempenhado um papel fundamental nos esforços em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Além do vereador, compuseram a mesa Antero Elimar Ribeiro, líder do Movimento Legendários em Curitiba; coronel Gerson Rolim da Silva; coronel Samuel Prestes; Gil Souza; pastor Nilson Vital de Oliveira; e pastor Nildo Miranda Vital.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Assista a sessão solene no canal da CMC no YouTube
Movimento Legendários Global foi fundando na Guatemala
O Movimento Legendários Global foi fundado em 2015, na Guatemala, por Chepe Putzu, pastor da Iglesia Casa de Dios há mais de vinte anos. Putzu é formado em Administração de Empresas e possui mestrado em Marketing, sendo também autor do livro: “Ruta del Cazador: Guia Esencial para Hombres con Hambre de Conquista”.
Putzu já esteve em Curitiba, por ocasião das comemorações dos 109 anos da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB). Atualmente, o movimento está presente em 12 países e tem a participação de mais de 40 mil homens. No Brasil, os legendários atuam desde 2018 e possui representação em 10 estados (PR, MG, SC, RS, MT, MS, GO, ES, SP e RJ), somando aproximadamente 5,5 mil legendários.
No Rio Grande do Sul, legendários recolhem doações e salvam vidas
“Legendários!”, exclamou o vereador Professor Euler no início de sua saudação oficial, obtendo como resposta da plateia a expressão “AHU”, sigla que significa “amor, honra e unidade”. O vereador esclareceu que a sessão solene tem por objetivo exaltar e agradecer aos integrantes do Movimento Legendários, grupo de pessoas que não tem medido esforços para, entre outras atividades, ajudar os gaúchos em meio à tragédia climática que se abateu naquele estado.
“Recolhimento e armazenamento de doações e até mesmo salvamentos de vidas humanas. A participação nessa luta humanitária tem caracterizado a presença dos Legendários naquele estado”, mencionou Euler. Para o vereador, enquanto parte da sociedade está no celular discutindo ideologias e criando narrativas, os legendários estão agindo de forma concreta para ajudar na reconstrução do estado gaúcho.
Professor Euler refutou que o aumento do número de legendários em Curitiba e em outras cidades seja fruto de algum modismo. “Se for um modismo, é positivo, pois realiza o bem. Espero que esta noite sirva como combustível para que esse engajamento continue e ganhe corpo”, afirmou o vereador.
No entendimento do parlamentar, a experiência de escalar uma montanha dentro da proposta do Movimento Legendários envolve um crescimento espiritual “A transformação que acontece na montanha deve se espalhar pela sociedade. Quando os legendários se dizem inquebrantáveis, destinados a fazer história, isso deve ser encarado como o embrião de uma sociedade mais justa, digna e íntegra”, disse Euler.
O vereador revelou que teve uma breve prática de montanhismo durante o tempo em que estudou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Especex) e que pensou muitas vezes em retornar, mas sempre adiou a ideia. “Eu me sinto muito feliz que isso não tenha dado certo, porque quis o destino que minha volta à montanha estivesse reservada a este momento especial com vocês”, afirmou o parlamentar.
Onde houver necessidade, um legendário disposto a servir
Antero Elimar Ribeiro, líder do Movimento Legendários em Curitiba, lembrou que o movimento é composto por homens que fizeram e fazem a diferença. “Homens que lutam as batalhas corretas, que se colocam à frente, a exemplo da infantaria durante uma batalha. E sempre que houver uma necessidade, um campo de batalha, vai haver um legendário disposto a servir”, disse.
Antero esclareceu que integrantes do Movimento Legendários de Curitiba foram em uma missão ao Rio Grande do Sul e há planos para a realização de outas viagens. “Os que não podem ir estão aqui arrecadando. A Defesa Civil nos pede ajuda, pois eles reconhecem nossa força e nossa vontade de ajudar. Sabem que somos uma ‘manada’ e essa ‘manada’ só está de pé por causa de Jesus”, esclareceu.
Antero esteve no Rio Grande do Sul e acredita que as águas das enchentes naquele estado serão “purificadoras”. Ele relatou que teve a oportunidade de ver os desabrigados, os danos materiais e chegou a ver o resgate de corpos “Não é fácil, mas sabemos que Deus tem um propósito para todas as coisas e Ele protege seus filhos que são abençoados mesmo em em uma situação de caos. O povo gaúcho vai sentir o impacto do Evangelho e vidas serão transformadas. Jesus vai operar na vida dessas pessoas”, acredita o líder dos legendários em Curitiba.
Veja as fotos do evento no Flickr da CMC
Homenageados
Antero Elimar Ribeiro, legendário nº 11.300
Anderson Estefan Vargas, legendário nº 11.302
Carlos Gustavo Cecyn Lundgren, legendário nº 11.303
Ednilson Sensei, legendário nº 11.545
Gerson Rolim da Silva, legendário nº 20.522
Humberto Ferreira Pontes Filho, legendário nº 28.203
Lauro Novac Filho, legendário nº 11.304
Leonardo Zub Dutra, legendário nº 11.546
Luka Miguel Novac, legendário nº 11.551
Milton Pinheiro Júnior, legendário nº 11.307
Nicollas Gustavo Novac, legendário nº 11550
Nildo Vital, legendário nº 11.544
Nilson Vital de Oliveira, legendário nº 11.301
Nivaldo Julião Arsie, legendário nº 11.589
Vinicios Galera, legendário nº 11.549
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba