Movimento escoteiro é lembrado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 24/04/2008 17h10, última modificação 21/06/2021 09h18
Sessão solene na Câmara de Curitiba marcou, na noite desta quarta-feira (23), o Dia do Escoteiro. “O movimento escoteiro é movido pelo comprometimento e ideal de trabalho voluntário de milhares de adultos que dedicam parte de seu tempo para a formação educacional de crianças e jovens”, destacou o vereador Paulo Salamuni (PV), autor da iniciativa, na saudação aos homenageados.
Durante a solenidade, dirigida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Tito Zeglin (PDT), foi exibido vídeo institucional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), mostrando a criação do movimento e suas ações no mundo.
Homenageados
Receberam a honraria os grupos de escoteiros Calisto 160/PR, Cavanis 75/PR, Campos Gerais 92/PR, Manoel Ribas 89/PR, Universitáio 101/PR, Pingo D’Agua 126/PR, Impisa 128/PR, John Thurman 48/PR, Positivo 62/PR, Iguaçu 70/PR, Baden Powell 54/PR, Pássaros da Paz 60/PR, 25 de Julho 11/PR, Tapejara 23/PR, Comandante Santa Rita 26/PR, Santos Dumont20/PR, além do secretário-geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, Luc Panissod, e o diretor regional da Região Interamericana, Alberto Del Brutto.
Panissod agradeceu aos parlamentares a acolhida e cooperação. Parabenizou Curitiba por ter sido eleita para sediar a próxima conferência mundial, em 2011, salientando que os curitibanos deviam estar muito orgulhosos de ter vencido concorrentes fortes como Austrália, entre outros países. Finalizando, agradeceu aos voluntários que estão ajudando a criar um mundo melhor através da educação informal.
Solidariedade
O senador Flavio Arns destacou o movimento escoteiro e disse que suas ações colaboram para deixar a marca no mundo, fazendo-o diferente com a cultura de paz, solidariedade e filosofia voltada para a cidadania digna.
A cerimônia foi prestigiada, também, pelos deputados estaduais Tadeu Veneri (PT), Elio Lino Rusch (DEM), Ney Leprevost (PP), Professor Luizão (PT), além do cônsul do Japão, Soichi Sato; do assessor da Prefeitura, Alberto Garcez Duarte Filho, do representante do Comitê Scout Interamericano e comissário internacional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Fernando Brodeski, e dos vereadores Aladim Luciano (PV), Angelo Batista (PP), Serginho do Posto (PSDB) e autoridades internacionais.