Motoristas de aplicativos são o tema da primeira temporada de “Cabe no bolso?”
Motoristas de aplicativos fizeram uma manifestação em frente à Câmara em 2017. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O Cabe no bolso? faz sua estreia na programação do CMC Podcasts. Com o nome inspirado na Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba. A primeira temporada é intitulada Meu patrão é o aplicativo, tema de extrema importância para dezenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras da capital paranaense.
As novas tecnologias de serviço causam um grande impacto na economia de todo o mundo. Aplicativos de carona remunerada, como Uber ou 99, e apps de entrega de comida e de mercadorias, como iFood, Rappi ou James, passaram a ser amplamente utilizados pela população. Ao mesmo tempo, essas plataformas passaram a empregar um grande número de profissionais autônomos.
Mais especificamente no âmbito municipal, como ficam essas novas relações trabalhistas, o recolhimento de impostos sobre o serviço prestado e a organização e fiscalização desses aplicativos? São essas as perguntas que orientam os quatro episódios da temporada do Meu patrão é o aplicativo.
Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube
Meu patrão é o aplicativo | A nova realidade de trabalho com aplicativos para motoristas (T1.E1)
No primeiro episódio da temporada do Meu patrão é o aplicativo, os jornalistas Alex Gruba e Maurício Geronasso apresentam um panorama geral desses serviços. Além deles, um motorista de carona remunerada e outro de entrega de comida apontam vantagens e desvantagens em trabalhar para um aplicativo. Entre os problemas, reclamam da falta de transparência e da baixa remuneração. Entre as benefícios, ressaltam o dinamismo e a facilidade de conseguir uma ocupação.
Meu patrão é o aplicativo | Como atender as demandas de motoristas, taxistas e Prefeitura? (T1.E2)
No segundo episódio, os vereadores Osias Moraes (Republicanos) e João da 5 Irmãos (União) ampliam o debate sobre os efeitos dos aplicativos no setor de transportes. Os dois parlamentares comentaram a necessidade de aumentar a proteção aos motoristas e também falaram sobre a dificuldade de conseguir dados de plataformas cujos escritórios centrais ficam fora do Brasil. Em relação aos trabalhos da Câmara Municipal de Curitiba, destacaram as frentes parlamentares que tratam do tema e o papel de interlocução que vereadores fazem entre os trabalhadores e a Prefeitura.
Meu patrão é o aplicativo | Motoristas querem mais segurança para trabalhar (T1.E3)
No terceiro episódio, Sérgio Guerra conta como montou um dos maiores grupos de motoristas de aplicativos do Brasil. Após ter sido assaltado na primeira semana como condutor de aplicativo de carona, Guerra decidiu que era preciso se unir para se proteger. Além dele, o ex-vereador de Curitiba Dirceu Moreira conta sua experiência como motorista de aplicativo. Também é apresentada uma entrevista com o CEO do Mobizap, Thiago Hidalgo, aplicativo nacional que é utilizado pela prefeitura de São Paulo como alternativa a gigantes internacionais.
Meu patrão é o aplicativo | É importante fiscalizar tudo sobre o orçamento do município (T1.E4)
Para encerrar, a bancada do CMC Podcasts recebeu as vereadoras Indiara Barbosa (Novo) e Professora Josete (PT) para o quarto e último episódio do Meu patrão é o aplicativo. Elas trouxeram dados sobre as taxas municipais relacionadas a aplicativos de transporte e ressaltaram a importância da fiscalização que a Comissão de Economia da Câmara de Curitiba precisa fazer quanto ao orçamento do município. Elas também falaram sobre o papel do poder público diante de novas realidades econômicas, como é o caso dos aplicativos.
CMC Podcasts, um podcast que Curitiba pode chamar de seu
O CMC Podcasts é um conjunto de 14 programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba. Além de programas temáticos, baseados nas comissões permanentes da CMC, há espaço para programas de entrevistas com os vereadores e de entretenimento. Os episódios são publicados no Spotify e também no YouTube.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba