Mostra Traços Curitibanos pode ser incluída no calendário oficial de Curitiba
Mostra Traços Curitibanos congrega ilustradores, quadrinistas, animadores e cartunistas da cidade. (Imagem: Divulgação/Traços Curitibanos)
Realizada desde 2015, a Mostra Traços Curitibanos está perto de ser incluída no Calendário Oficial de Eventos da capital do Paraná. Um projeto de lei para oficializar o evento começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 24 de junho, mas, para ser votado em plenário, terá que passar antes pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e dos demais colegiados temáticos da CMC.
Realizado a cada dois anos, o evento mobiliza ilustradores, quadrinistas, animadores e cartunistas da cidade, que têm, na Mostra Traços Curitibanos, um local privilegiado para expor seu trabalho e registrar a história das artes no município. A 5ª edição da Traços Curitibanos foi realizada neste ano, ocupando todo o Solar do Barão, que abriga a Gibiteca, o Museu de Fotografia e o Museu de Gravura, além de atividades na Cinemateca de Curitiba e no Cine Passeio (005.00084.2024).
Três edições da Mostra Traços Curitibanos já concorreram ao título nacional de Melhor Exposição do Troféu HQMIX, reconhecido como o “Oscar dos Quadrinhos no Brasil”. Na prática, a inclusão da mostra no calendário oficial de Curitiba aumenta o respaldo dos organizadores junto ao poder público, facilitando a mobilização de apoios para a realização das atividades.
Fixando o evento como de realização bienal, o projeto de lei coloca que a Mostra Traços Curitibanos deve acontecer “preferencialmente nos anos pares”, mas “sem data pré-definida”, “pois a dinâmica da exposição, que envolve diferentes espaços como a Gibiteca, Solar do Barão, Cine Passeio e mostra itinerante pelas regionais, deverá ser planejada a cada edição para melhor comportar as atividades do evento”. A iniciativa do projeto de lei é do vereador Nori Seto (PP).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba