Moradores querem evitar atropelamentos em bairro

por Assessoria Comunicação publicado 10/06/2009 19h55, última modificação 24/06/2021 09h07
A implantação de um redutor de velocidade na esquina das ruas Flávio Dalegrave e Monsenhor Isidoro Mickosz, no bairro Cachoeira, é uma das primeiras reivindicações feitas, nesta semana, pelo vereador Jairo Marcelino (PDT) aos órgãos municipais em favor dos moradores da região norte.  O problema de acidentes atingiu dimensões de risco permanente, especialmente nos casos em que há passagem de trem, bloqueando a avenida Anita Garibaldi.
Para desviar e alcançar a rua Flávio Dalegrave,  motoristas impacientes entram em alta velocidade na rua Monsenhor Isidoro Mickosz.  Com isto, centenas de vezes  atingem residências, quando não atropelam algum pedestre. Já foram registradas sete invasões por veículos e duas por motos, além de um atropelamento grave de um  morador em frente à sua casa.
A saída é colocar um redutor  com farta sinalização horizontal e vertical, para  alertar sobre a necessidade de reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Com o mesmo objetivo de ampliar a segurança viária dos curitibanos, o vereador pede que seja colocado um semáforo  na esquina da avenida Anita Garibaldi com David Bodziak.
No bairro Santa Efigênia, foi apontada a necessidade de  recuperar  a pavimentação de antipó da rua Vitorio Debiazio. No Boa Vista, o pedido é para  recuperação das calçadas da rua Lodovico Geronasso, onde os pedestres querem passar com tranquilidade e segurança, uma vez que são obrigados a invadir o asfalto, por causa da precariedade do calçamento.
Outro problema que pede providências urgentes está no entroncamento da avenida Salgado Filho com a rua José Carvalho de Oliveira, no Uberaba. Pela avaliação do vereador com a comunidade, o “melhor seria a implantação de uma rotatória para disciplinar o tráfego dos veículos e ordenar o trânsito nos dois sentidos da avenida”, comenta Jairo Marcelino. Ainda no Uberaba, o parlamentar solicita, em nome de diversos moradores, providências para abertura completa da rua Doutor Gonzaga de Campos até a rua Canal Balém e da rua Alvorada até seu final. Focando a questão da malha viária  Jairo Marcelino ainda citou necessidades da população residente no bairro Boqueirão. O parlamentar sugere a transformação e o aproveitamento do espaço existente no encontro das ruas Cleto da Silva, Antonio Rebelleto e Conde de São João das Duas Barras, “pelo interesse público do paisagismo e segurança no trânsito.”