Moradores pedem Academia ao Ar Livre

por Assessoria Comunicação publicado 14/09/2012 16h40, última modificação 03/09/2021 09h21
Moradores do bairro Butiatuvinha, região noroeste de Curitiba, reivindicam a implantação de uma Academia ao Ar Livre. O pedido foi oficializado e encaminhado pela Câmara Municipal de Curitiba para a Regional de Santa Felicidade, nesta semana, citando como local apropriado a praça existente na esquina das ruas Angelo Massignan e Trento.
Os moradores dizem “que a região é carente em número de equipamentos comunitários que satisfaçam todas as necessidades da população” e argumentam que a referida praça possui apenas playground, comportando um equipamento mais útil como as academias implantadas em grande parte dos 75 bairros da capital. Integrada à administração de Santa Felicidade, a região do Butiatuvinha tem aproximadamente 11 mil habitantes, que se dividem em situações diferenciadas de qualidade de vida. Ali se instalou o primeiro sistema de moradias em condomínio, o Vila Romana, mas existem locais onde a população aguarda por novas benfeitorias públicas, como é o caso de placas de sinalização e denominação de ruas. Um exemplo é o cruzamento das ruas João Volpe e Antonio Strapasson. No endereço há uma clínica médica bastante frequentada. Contudo, motoristas perdem a referência de localização por falta das placas indicativas e acabam entrando equivocadamente na Rua Antonio Strapasson.
História
Esta reivindicação, assim como outros pedidos de moradores do bairro, sempre encontraram na Câmara Municipal um canal de comunicação com órgãos públicos executores. Desde as primeiras referências ao surgimento do bairro, em 1782, existem registros em atas do Legislativo. Consta da história da região, ocupada por fazendeiros e caboclos, aos quais se juntaram em 1878 os primeiros imigrantes italianos, residentes em apenas 15 lotes, que o juiz presidente e oficiais pediram para ser construída uma ponte sobre o rio Barigui, para o bem dos viajantes no “Bayrro de Boteatuba”. Em 1783, registrou-se a reclamação de um dos moradores que animais de seu vizinho danificavam sua roça. Em 1831, a Câmara determinava a marcação do bairro “Butiatubinha”, que, na atualidade, passou a ser conhecido como Butiatuvinha e faz divisa com os bairros de Lamenha Pequena, Orleans, a própria Santa Felicidade e São Braz.
Além da via principal Manoel Ribas, que chega até seus limites depois de passar por Santa Felicidade, o bairro tem como referência a Avenida Napoleão Manosso, Luiz Pelegrino Toaldo, João Volpe, Orlando Perucci e Ãngelo Pianaro e a estrada norte de Curitiba, hoje Contorno Norte.