Moradores do Pinheirinho pedem contorno na Linha Verde

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2013 09h45, última modificação 20/09/2021 10h40

No início da noite de segunda-feira (14), os vereadores Tico Kuzma (PROS), Cacá Pereira (PSDC), Pedro Paulo (PT) e Beto Moraes (PSDB) estiveram em um encontro com representantes dos moradores do bairro Pinheirinho e agentes públicos responsáveis pelo trânsito na região. O objetivo da reunião foi debater a possibilidade de abertura de um contorno na Linha Verde para impedir os congestionamentos frequentes na rua Isaac Ferreira da Cruz.

“A medida seria benéfica não só para os moradores locais, mas também para os motoristas que vêm do Sítio Cercado e de Fazenda Rio Grande”, declarou Dinho Springler, comerciante e representante da comunidade. Ronny Oque, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Esperança (Vila Pluma), disse que os constantes congestionamentos na região provocam problemas no cotidiano dos pedestres e motoristas daquela região, por isso, a necessidade de construção de um contorno na Linha Verde.

Edgar Otto Hauber Júnior, administrador regional do Pinheirinho, disse que entende os benefícios que a medida traria, mas lembrou que “o projeto da Linha Verde já prevê que num prazo de seis a oito meses estará pronta uma trincheira nas proximidades deste local. Seria necessário levar em consideração este fato antes de dar início a qualquer intervenção”. Emerson Leoneval Borges, inspetor da Polícia Rodoviária Federal explicou que a criação do contorno solucionaria de forma momentânea o problema de mobilidade na região, mas poderia gerar outras complicações em outros cruzamentos. Funcionários do Setran esclareceram que a concretização da demanda por um contorno na altura da rua Isaac Ferreira da Cruz depende da avaliação técnica de alguns aspectos como, por exemplo, o posicionamento e sincronização de semáforos, entre outros.

“Trata-se de uma questão urgente para os moradores locais e para quem se utiliza da Linha Verde, mas qualquer reforma desta natureza está condicionada à avaliações técnicas. Se estas avaliações e estudos não apresentarem nenhum obstáculo à consecução da obra, basta consultar o Executivo sobre a possibilidade financeira para a execução. Resta aguardar”, declarou o vereador Tico Kuzma.

O entendimento do vereador Pedro Paulo é similar: “seria apropriado ter em mãos dados mais concretos sobre este entorno, uma avaliação que mostre quais seriam os desdobramentos a médio e longo prazo da construção de um contorno no local solicitado”. Ainda para o parlamentar, “antes de tomar qualquer iniciativa, devemos sempre ter em mente o que já foi programado para incrementar a estrutura da Linha Verde”, concluiu o parlamentar.