Monitoramento externo em bancos na pauta do plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/10/2010 17h05, última modificação 01/07/2021 08h12
O projeto que prevê monitoramento por câmeras de vídeo nas áreas externas de agências bancárias e instituições financeiras será votado nesta terça-feira (19). A proposta é do vereador Dirceu Moreira (PSL), que pretende reduzir com isto o crime conhecido como “saidinha de banco”, quando a vítima é abordada logo após sacar dinheiro no caixa.
Pelo projeto, as agências deverão manter monitoramento através de câmeras de vídeo nas entradas e saídas, estacionamentos e passagens obrigatórias utilizadas pelos usuários dos serviços. As imagens deverão ser gravadas com resolução suficiente para a identificação de pessoas e guardadas por no mínimo seis meses.
Segurança
Duas leis da Câmara já estão em vigor para melhorar a segurança dos clientes de bancos. A última aprovada é do vereador Tito Zeglin (PDT) e impede usuários de utilizarem celulares dentro das agências (lei 13.518/2010). Assim, evita-se que informações sejam repassadas entre criminosos de dentro para fora das agências.
Da mesma forma, a lei dos biombos (12812/2008), de autoria do vereador  Paulo Frote (PSDB), pretende proteger visualmente quem está sendo atendido nos caixas. Todos os estabelecimentos financeiros de Curitiba devem manter divisórias entre os guichês e as filas de espera, para que as operações bancárias não sejam visualizadas.