Moção sugere Curitiba como sede de congresso

por Assessoria Comunicação publicado 07/04/2009 17h40, última modificação 23/06/2021 10h53
Moção apresentada na Câmara de Curitiba pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), indica a cidade como sede fixa para realização das edições do Congresso Brasileiro de Radiologia, que, neste ano, está previsto para acontecer em Porto Alegre, no mês de outubro.
A entidade organizadora, o Colégio Brasileiro de Radiologia, que desde 1948 regulamenta e orienta as atividades científicas da radiologia no País, é quem vai receber a moção protocolada por Mario Celso, aprovada em plenário com adesão de diversos vereadores.
O parlamentar considerou importante a reivindicação tomando como base a concorrência com outras cidades brasileiras, sendo Curitiba estruturalmente a melhor. Mario Celso avaliou os setores de hotelaria, gastronomia e todo o aparato técnico-administrativo, que possuem “elevada qualidade”. O vereador ainda salientou a importância do “apoio do poder público municipal, que, em Curitiba, funciona em parceria do Executivo e Legislativo, desencadeando ações coordenadas.”
Projeção
Na defesa da causa, Mario Celso traça um perfil da importância desta tecnologia para evidenciar a capital paranaense no cenário nacional. Assim como o universo de profissionais, o campo de atuação da radiologia é muito amplo, abrangendo as áreas industrial, médica e nuclear. O tecnólogo em radiologia, que é um profissional de formação superior ou pós-graduado, tem, com o avanço da tecnologia, um ilimitado leque de atividades, que, além de promover mudanças, contribuem para a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Pode-se tomar como exemplos o gerenciamento de pessoal, informações, materiais ou equipamentos, obtenção de imagens para diagnósticos médicos, radiologia industrial, irradiação de alimentos e esterilização de objetos descartáveis por irradiação, irradiação de gemas (pedras preciosas), terapias, segurança e radioproteção até a fabricação de equipamentos.