Mobilidade urbana será discutida na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 26/08/2011 17h00, última modificação 11/08/2021 09h48
Curitiba cresceu muito na última década e se deslocar de um ponto a outro na cidade é cada vez mais difícil. Calçadas irregulares para quem vai a pé, ônibus lotados, ruas congestionadas, poucas ciclovias. Muitos desses problemas são reflexos do rápido crescimento, mas isso não quer dizer que não podem ser minimizados.
Para discutir esses problemas e propor soluções, o vereador Jonny Stica (PT) está preparando a discussão sobre mobilidade neste sábado (27), no auditório da Câmara de Curitiba, com a participação de diversos modais. “São discussões que Curitiba não pode deixar de lado. Quem se desloca diariamente sabe que há muito o que melhorar na cidade. Por isso, concentramos nossos esforços em trazer especialistas de vários locais e de diferentes áreas para falar sobre o assunto”, afirmou o vereador.
Programação
As discussões, neste sábado, serão abertas às 10h, com a revolução e o incentivo federal para as bicicletas, com palestra de Luiz Eduardo Tinoco, analista de infraestrutura da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Maria Miranda, coordenadora de Transporte e Mobilidade do Ippuc, fará a apresentação do plano cicloviário de Curitiba. As experiências pelo mundo serão mostradas pelo arquiteto e urbanista Antônio Miranda, que também é ciclista, ex-presidente da União dos Ciclistas do Brasil e consultor de projetos cicloviários, que vai falar da bicicleta no cotidiano da cidade.
Jorge “Goura” Brand, integrante da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, vai analisar a bicicleta no cotidiano da cidade; Laura Lúcia Vieira/Ana Hoffamn, representantes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, vão falar das ciclofaixas em São Paulo. E o arquiteto e urbanista da PUC-PR Rafael Sindelar Barczak dará palestra sobre a mobilidade cicloviária e as universidades. Barczak é também mestre em gestão urbana e especialista em cidade, meio ambiente e políticas públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).