Mobilidade por bicicleta é debatida em reunião

por Assessoria Comunicação publicado 24/08/2005 17h40, última modificação 31/05/2021 10h13
A vereadora Roseli Isidoro (PT), da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba, se reuniu, nesta quarta-feira (24), com  o presidente do Ippuc, Clodualdo Pinheiro Júnior, para discutir questões relativas a projetos e propostas para a área de mobilidade urbana , mobilidade por bicicleta, resultantes da audiência pública realizada no último dia 18, na Câmara Municipal. Segundo a parlamentar, o objetivo da reunião foi o de estabelecer agenda de trabalho entre os representantes de entidades, profissionais, professores e pesquisadores envolvidos com a temática  e a equipe do Ippuc, órgão responsável pela elaboração e implantação de projetos urbanos em Curitiba. “Demos o primeiro passo com o estabelecimento de agenda de trabalho do grupo com o Ippuc, sendo que a primeira reunião já está marcada para o próximo dia 13, no auditório do instituto”, informa a vereadora.
Na avaliação dos participantes, o resultado desta primeira reunião foi extremamente positivo, na medida em que houve, por parte de Clodualdo Pinheiro Júnior, interesse em que se estabeleça a parceria com este grupo, sobretudo porque, segundo ele, as propostas debatidas e apresentadas vêm ao encontro de vários projetos estabelecidos no Programa de Governo do prefeito Beto Richa, principalmente no que se refere à mobilidade e circulação.
Para o coordenador do Programa Institucional de Qualidade de Vida da UFPR, José Carlos Belotto, “o espaço de discussão aberto pelo Ippuc e a disposição do estabelecimento de parcerias entre o município, através do instituto, e a Universidade da Cidade com a Universidade Federal do Paraná, será extremamente importante para a implementação de projetos em parceria”.
Participantes
Estiveram presentes, além de Roseli Isidoro, Antônio Carlos Miranda, arquiteto e consultor de planejamento cicloviário; Ulrich Jager, geólogo e consultor ambiental; Ricardo Hartmann e professora Iara Thilin, do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR; André L. Malheiros, do Simepar; professora Maria Cristina, chefe do Departamento de Arquitetura da UFPR; José Carlos Belotto, coordenador do PIQV da UFPR; Estela Maris, da Diretran; Marcia Krempel, coordenadora do projeto Trânsito Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, e acadêmicas de arquitetura.